Casa sustentável: dicas rápidas para ajudar o Meio Ambiente


Quando pensamos em cuidados com a preservação do meio ambiente, sempre nos vêm à cabeça desmatamento, poluição da água, clima. Mas nem sempre isso significa que são as únicas preocupações. Os efeitos que vemos atualmente são resultantes de pequenas ações. Por isso, todo cidadão pode, da sua forma, cuidar um pouco do meio ambiente. Afinal, quem vive em centros urbanos precisa procurar formas de, mesmo longe da natureza, cuidar de onde vive.

É possível aprender pequenas ações, passá-las para toda a família, de forma que em conjunto possam ter uma casa mais sustentável. Vamos às dicas?

– Iluminação: dê preferência às lâmpadas fluorescentes. Elas duram dez vezes mais que as incandescentes consumindo apenas 1/3 da energia.

– Eletrodomésticos: ao pesquisar um novo eletrodoméstico para seu lar, opte pelos que tenham selo A do Procel. Estes consomem menos energia.

– Janelas grandes: dê iluminação à sua casa com a luz natural. Ao construir cômodos, opte por janelas estratégicas e grandes que fornecem grande quantidade de luz por mais tempo.

– Instale em sua casa um sistema para coletar água da chuva. Essa água, apesar de não ser tratada, pode ser utilizada para lavar quintal, carro, roupa, etc.

– Descarte os lixos corretamente: mesmo que a prefeitura da sua cidade não tenha coleta seletiva, você pode separar o comum do reciclável. Faça contato com cooperativas de catadores para que realizem a busca na sua casa.

– Na cozinha: coloque o refrigerador longe do fogão ou da janela. Assim, ela não consome tanta energia para manter-se resfriada. O óleo usado em frituras também não deve ser descartado na pia. Guarde-o, alguns supermercados oferecem coleta para que o resíduo tenha o destino certo. Lembre-se: um litro de óleo polui 23 mil litros de água. Uma ideia é fazer sabão caseiro com o óleo que você iria descartar.

– Energia solar: a tecnologia ainda pede alto investimento no Brasil, porém, vale a pena se você puder investir. Você encontra mais informações sobre essa energia renovável num post aqui do Vale.

 

Existem várias outras ideias para que sua casa se torne sustentável. Tenha jardins, terrários e plantas. Eles ajudam a despoluir o ar e você pode plantar verduras e temperos para consumo próprio. Veja o que mais se adapta à sua realidade e espalhe a ideia entre amigos e vizinhos!

Deixe seu comentário

Comentário

Casa sustentável: dicas rápidas para ajudar o Meio Ambiente
5 (100%) 1 votos

Compartilhe