SeNEMAU 2014


O XVIII Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo – SeNEMAU Floripa, acontecerá dos dias 29 de julho a 04 de agosto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. O seminário é um evento anual promovido pela FeNEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura, e é um momento em que os estudantes de todo o País se encontram para trocar experiências e discutir sobre o papel social do arquiteto e debater formas de democratizar o seu trabalho.

A programação da semana contará com palestras, momentos de reflexão entre os estudantes, vivências na cidade, apresentações culturais e uma atividade prática, o mutirão, a ser realizado através de uma intervenção de construção numa comunidade de Florianópolis. O evento contará com a presença de convidados como os arquitetos Pedro Arantes, Tomaz Lotufo, Thiago Ferreira, o grupo Basurama e o arquiteto uruguaio Raúl Vallés, além de outros convidados. Nesse ano, a temática discutida será “Fazer a cidade, refazer a nós mesmos”.

 As cidades são uma tentativa do ser humano de refazer o mundo de acordo com seus desejos. Estamos, no entanto, condenados a viver neste mundo que criamos. Convivemos com os problemas urbanos gerados através de anos de desenvolvimento excludente, que aumenta a desigualdade social, a degradação ambiental, a violência urbana, a informalidade, gerando serviços públicos de má qualidade e espaços urbanos desqualificados tanto na cidade formal quanto na cidade informal.

A compreensão do contexto econômico, social, cultural e espacial no qual se inserem as relações de produção arquitetônica possibilita a formação de arquitetos e urbanistas cientes da necessidade de desenhar, projetar e construir em conjunto com as comunidades.

 O SeNEMAU, para além de um espaço dos Escritórios Modelo de Arquitetura, pretende ser um espaço aberto de contínua descoberta da cidade como reflexo de nós mesmos, de experimentação e confluência entre teoria e prática transformadora. E como disse Robert Park: “E assim, indiretamente e sem nenhuma clara ideia da natureza de sua tarefa, ao fazer a cidade, o ser humano refaz a si mesmo.

O SeNEMAU Floripa é um evento aberto, no qual qualquer pessoa pode se inscrever e participar. As inscrições já estão abertas e você pode encontrar o texto da temática na íntegra e mais informações a respeito do seminário no site SeNEMAU2014 ou na página do Facebook SeNEMAU 2014.

Deixe seu comentário

comentários

SeNEMAU 2014
Avalie este post

Ana Paula Figueiredo

Ana Paula Figueiredo

Desenvolvedora de Conteúdo, Gerente e Social Media da Be Sense Media.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Previous Harmonize o quarto com o Feng Shui
Next 8ª Home Art Blumenau na Vila Germânica – De 25 de agosto a 02 de setembro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *