Razões para você ter Claraboia na sua casa e aproveitar o máximo da luz natural


Razões para ter uma claraboia em casa.

A Claraboia contribui para a economia de energia e traz conforto visual, podendo ser instalada em casas novas ou já construídas.

As claraboias (ou janelas de telhado) são muito mais que um luxo, especialmente em regiões que recebem luz natural limitada, ou com construção de casas onde há uma limitação na área de parede disponível para janelas:

  • Em um espaço de convivência no segundo andar escondido sob telhados inclinados, a presença de claraboias pode significar a diferença entre um espaço claro e acolhedor e uma caverna escura.
  • Em uma casa construída entre casas vizinhas próximas, as claraboias podem ser a melhor solução para introduzir boa luz natural nos quartos.
  • Em uma casa de um andar construída com uma planta de “conceito aberto”, as claraboias podem trazer a luz natural necessária para o centro de grandes espaços.

Excelente fonte de luz natural, a claraboia recebe e distribui três vezes mais luz do que uma janela vertical do mesmo tamanho, compartilhando a luz uniformemente, economizando energia e melhorando seus níveis de conforto visual.

As claraboias também podem aumentar a comodidade de espaços internos que poderiam exigir iluminação ou ventilação artificial secundária, como salas sem janelas.

Eles permitem flexibilidade adicional no projeto arquitetônico. Mesmo sob condições nubladas, o uso de claraboias pode garantir que os espaços sejam predominantemente iluminados por luz natural, com pouca ou nenhuma iluminação artificial suplementar necessária.

A Claraboia participa no Design estrutural da casa

Os benefícios das claraboias se estendem além do nosso ambiente para o nosso próprio bem-estar pessoal.

O aumento da luz natural que uma claraboia proporciona pode ter uma variedade de benefícios físicos e psicológicos. Elas ajudam não só a trazer vida nova a uma sala, mas também a melhorar nossa saúde e felicidade.

A iluminação natural também pode ser uma ferramenta importante para alcançar a sustentabilidade.

Existe uma variedade de modelos de claraboia para coberturas inclinadas ou planas.

A maioria inclui eixos (também chamados de poços de luz) que podem potencialmente exercer tanta influência sobre as propriedades energéticas quanto a própria claraboia. 

Ela também pode assumir a forma de áreas envidraçadas menos comuns, como luzes de teto para átrios, estufas ou solários.

Claraboias são uma boa alternativa quando você tem o tamanho e quantidade restritos de janelas, onde há problemas de privacidade, ou quando você quer criar um design arquitetônico diferente.

Porém, a claraboia do “tamanho certo” vai admitir luz suficiente para o trabalho e nada mais.

Vários métodos podem ajudar a decidir sobre o tamanho e o espaçamento das claraboias. O tamanho dela afeta seu ganho de calor solar e seus ganhos e perdas de condução. 

Normalmente, para janelas de telhado e claraboias, é usada uma proporção de 3% a 5% da área da claraboia e, para algumas claraboias tubulares de alto desempenho, 1% a 2% é suficiente.

Diferença entre Claraboia, Janela de Telhado, Poço de Luz e Janela de Tubo 

Os proprietários que consideram alguma forma de vidro na linha do telhado podem, às vezes, ficar confusos com os vários termos que encontram. Algumas vezes os fabricantes utilizam o termo claraboia para modelos diferentes de produtos

Para algumas pessoas, os termos claraboia e janela de telhado são totalmente sinônimos, enquanto para outros fabricantes, as diferenças são notáveis ​​e importantes.

Embora existam definições bastante precisas que distingam claraboias de janelas de telhado, nos comércios de construção, existem distinções comuns:
  • Claraboias (também conhecidas como luzes de teto) são tipicamente unidades acrílicas, opacas envidraçadas. O envidraçamento superior também pode ser em acrílico, policarbonato ou vidro transparente ou colorido.
  • Janelas de telhado são populares para quartos no sótão onde há um teto de catedral, mas pouco espaço no telhado, bem como outras áreas de convivência com teto plano convencional e nenhum difusor são usados ​​para trazer a luz exterior. Quase todas as janelas de telhado usam unidades de vidro isolante duplas seladas para reduzir as perdas de calor, minimizando a condensação. Normalmente eles são manuseáveis, isto é, podem ser abertas, o que é altamente recomendado em condições de verão, especialmente em casas de dois andares onde o calor tenderia a se concentrar no nível superior. As estruturas são tipicamente de madeira, com revestimento externo à prova de intempéries, mas podem ser de alumínio ou aço. Janelas de telhado, sejam elas operáveis ​​ou não, geralmente são combinadas com poços de luz aberta (poços) em residências com tetos planos. Difusores de nível de teto raramente são usados ​​com janelas de telhado.
  • Poço de Luz refere-se a uma adaptação estrutural na qual um eixo de parede passa entre treliças do telhado ou vigas para ligar um teto de sala a uma claraboia ou janela do telhado. Este eixo é às vezes chamado de perseguição. Esta construção é usada em casas de um andar, onde uma abertura horizontal no teto é conectada à janela montada no telhado por um eixo com estrutura e acabamento. O enquadramento exigido por um eixo pode aumentar consideravelmente o custo de uma claraboia;
  • Claraboias tubulares reduzem a perda de calor absoluta e o ganho de calor devido à sua pequena área de seção transversal. Às vezes chamados de dispositivos de iluminação diurna tubular, seu efeito de iluminação natural depende de sua capacidade de captar luz solar direta, transmiti-la por um poço de luz altamente refletivo e difundi-la no nível do teto. Elas funcionam melhor em climas com alta incidência de dias claros e ensolarados. Em dias nublados, a quantidade de luz do dia admitida é consideravelmente menor do que em uma claraboia convencional de grandes áreas.

Existem quase tantas opções para as janelas na linha do teto quanto para as janelas nas paredes. Enquanto os mecanismos de operação são algo mais limitado (você raramente encontra janelas deslizantes ou estilo duplo usado nos telhados, por exemplo), você tem as mesmas opções para vidros e vidro. Alguns tipos de janelas de teto são operados através da automação residencial – o que é essencial se você quiser uma janela ventilada no alto de um poço de luz.

 

Controle Solar

Todas as claraboias são mais vulneráveis ​​à luz direta do sol quando o céu está claro, e não há sombra de árvores, portanto, o sombreamento adicional ou outras medidas de controle solar devem ser consideradas.

O envidraçamento pode ser projetado para reduzir, bloquear ou facilitar a transferência de luz de acordo com os ângulos do sol. Por exemplo, é possível rejeitar a luz solar direta no alto verão, enquanto a luz mais próxima do horizonte pode ser admitida.

Os fabricantes de claraboias podem reduzir ainda mais o coeficiente de ganho de calor solar de seus produtos e aumentar seu isolamento térmico através do uso de eixos, tubos, difusores de teto e persianas complementares ou tonalidades integradas. 

As claraboias podem usar vidro difuso ou acrílico para atingir os objetivos de distribuição de luz e controle solar.

O envidraçamento difuso tem um efeito de dispersão na radiação solar. Isso reduz ligeiramente a transmitância geral da luz visível, mas também reduz a carga de calor solar no espaço abaixo.

Ao mesmo tempo, a transmissão difusa dispersa a luz em uma ampla gama de ângulos. Isso promove uma iluminação suave e sem reflexos.

Manutenção e desempenho a longo prazo

A manutenção da claraboia deve incluir a limpeza regular do teto externo e das superfícies internas visíveis, especialmente se expostas a ambientes hostis.

Em tais locais (por exemplo, perto do mar ou poluição industrial, ou em áreas densamente arborizadas), as claraboias devem ser limpas em intervalos de seis meses.

Em ambientes de climas mais favoráveis, uma vez a cada 24 meses é bastante adequado.

Claraboias operáveis ​​e de ventilação (por exemplo, janelas de teto que podem ser abertas e ventiladores de claraboia) podem exigir ocasional lubrificação do mecanismo de movimento.

Os detritos de folhas não devem acumular-se sob as claraboias, uma vez que a água da chuva traz produtos químicos decompostos da troposfera e pode causar manchas severas. Os detritos das folhas também podem ser uma causa de corrosão e danos subsequentes no telhado.

Claraboias são feitas de uma variedade de materiais, incluindo plásticos ( acrílico, policarbonato e outros), vidro, alumínio, aço e aço inoxidável. Geralmente, esses materiais têm uma vida longa em condições tropicais.

Empresas Fabricantes e Instaladoras de Claraboias

Caso você tenha ficado interessado, deixamos aqui alguns contatos de empresas que fabricam e instalam Claraboias aqui no Brasil.

Ecodomos Brasil

Formalux

Comfort Lux

Domocril

E se você já tem claraboia em casa, ou pretende instalar uma, conta sua experiência aqui pra gente! 😉

Fonte: The Spruce

Imagens: Pinterest

Deixe seu comentário

Comentário

Razões para você ter Claraboia na sua casa e aproveitar o máximo da luz natural
5 (100%) 1 votos

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of