Quer comprar um sofá novo, mas não tem idéia de qual se adequa ao seu ambiente? Nós damos algumas dicas.


Sofá

Para alguns, escolher um sofá não tem muito segredo: basta olhar na loja para ver se é bonitinho, sentar-se um pouco e pronto. E aí, semanas depois, constata-se que o braço é muito alto, que o encosto é duro, ou antes disso tudo, que o móvel simplesmente não vai passar pela porta de entrada da casa.

Confira abaixo, seis dicas para evitar transtornos na compra do seu novo sofá.

 TAMANHO

Pode parecer óbvio, mas muita gente nem pensa (ou se esquece) em tirar as medidas da sala. Se possível, faça, ainda, um desenho simples da planta para mostrar ao vendedor onde ficam as janela e porta. A dica é calcular pelo menos 70 centímetros a mais nas laterais. Se estiver pensando em mesa de centro, imagine de 50 cm a 90 cm. As mesas laterais devem ficar na altura do braço do sofá.

PASSA NA PORTA?
Também é (bem) importante você pegar as medidas da porta da casa e, se for apartamento, do elevador ou da varanda e da janela, para a necessidade de a peça ser içada. Saber isso tudo, além das regras do condomínio, evita muita dor de cabeça.
CORES
Cores são sempre bem-vindas na decoração, porém, não na cor de um sofá. Os tons fortes e vibrantes podem cansar rápido, e sofá não é tão barato para ser trocado. Prefira as cores mais neutras, como branco, bege em todos os seus tons, marrom ou mesmo jeans. Além disso, combinam com qualquer estilo de decoração. Uma dica é usar e abusar das almofadas e mantas coloridas, e até mesmo cadeiras com tecidos e bases coloridas, já que podem ser trocadas com mais facilidade caso cause cansaço visual.
TECIDOS
Para casas com crianças e cachorros, o mais indicado são os sofás de couro, em que qualquer sujeira é facilmente limpada com um pano úmido. Para as demais, revestimentos de fibras naturais, como linho, são muito confortáveis. Na hora de escolher onde vai colocar, lembre-se que janelas atrás do sofá devem ser protegidas com cortinas ou persianas, para evitar que o sol desgaste e desbote tanto o tecido quanto o couro.
SALA DE TV OU LIVING
Para sala de estar, prefira os assentos mais curtos. Os sofás profundos demais deixam as visitas desconfortáveis. Já para a sala de TV, os sofás com assentos mais profundos ou com chaises nas pontas são os mais confortáveis. No caso do mesmo sofá servir para as duas funções, a sugestão é escolher os sofás retráteis, que esticam o assento.
DÁ PARA MUDAR O NÚMERO DE LUGARES?
Para ficar confortável, cada assento do sofá deve ter no mínimo 80 centímetros de largura. Por isso, dependendo da medida da peça, às vezes é melhor ter dois lugares largos que três apertados.

Deixe seu comentário

Comentário

Quer comprar um sofá novo, mas não tem idéia de qual se adequa ao seu ambiente? Nós damos algumas dicas.
Avalie este post

Compartilhe