O Parque de El Retiro e junto dele El Palacio de Cristal, é um daqueles lugares no mundo que a gente pode voltar todo ano, pois cada vez vai ser uma nova sensação!

Querer conhecer o desconhecido e desbravar o novo, são dois sentimentos que deveriam ser inerentes ao homem. E depois que você se dá conta que o mundo é interessante demais pra não se ter noção real do que acontece nele – e isso se dá a partir do momento que você sai da sua caixinha – o próximo passo, é passar a sua vida programando e sonhando com novos lugares. Experiência própria aqui falando – você não sossega até a próxima viagem!

E na primeira vigem feita à Europa, um dos pontos altos, foi conhecer o Parque de El Retiro. Experiência única! Quer conhecer mais sobre esse ponto turístico maravilhoso e emocionante de Madrid? Vem comigo!

Os seus 125 hectares e as suas mais de 15 000 árvores proporcionam um refúgio verde no centro de Madrid. Do ponto de vista botânico são de considerar alguns dos seus jardins: o Jardim de Vivaces, os Jardins de Cecilio Rodríguez (jardins clássicos com um toque andaluz), os Jardins do Arquiteto Herrero Palacios, a Rosaleda (coleção de rosas) e o Canteiro Francês com o Cipreste, a árvore mais antiga de Madrid, que se diz poder ter 400 anos.

Não sendo apenas um dos pulmões de Madrid, oferece também cultura, lazer e desportos a madrileños e visitantes. Quanto aos seus elementos arquitetônicos e históricos ou atrações mais importantes podemos mencionar: o Lago grande onde se pode praticar remo; o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal, ambos utilizados hoje em dia como salas de exposição. O Palácio de Cristal, pavilhão romântico criado para acolher uma mostra de plantas exóticas na Exposição das Filipinas de 1887, é um dos exemplos principais da Arquitetura do Ferro em Espanha.

Além disso, El Retiro possui esculturas e fontes notáveis como: o monumento a Alfonso XII, projeto do arquiteto José Grasés Riera; o monumento a Fernando VII, situado na esquina das ruas O’Donnell e Menéndez Pelayo, que inclui a Casa do Pescador, a montanha artificial e a Casa do Contrabandista (a antiga sala de festas Florida Park), que lhe conferem um ar romântico; a estátua do Anjo Caído, a única escultura no mundo que representa o diabo, e a fonte das Galápagos, que comemora o nascimento de Isabel II.

O Palacio de El Retiro é um dos melhores exemplos da chamada arquitetura de ferro em Madrid. É uma estrutura de metal e vidro localizada no Parque El Retiro e foi construído em 1887 por ocasião da Exposição das Ilhas Filipinas, realizada naquele ano.

Foi construída por Ricardo Velázquez Bosco e projeto de construção foi inspirada no Palácio de Cristal, Paxton. Foi planejado como uma enorme estufa para abrigar plantas tropicais e é agora uma sala de exposições com exposições e instalações Museu Reina Sofia.

Lá no Parque de El Retiro, você encontra os seguintes serviços:

 Aluguel de barcas
 Aluguer de bicicletas
 Cafeteria
 Circuito de running
 Pontos de informação
 Zona de restauração
 Restaurante
 Caminho botânico
 Serviço de visitas guiadas
 Zona de pesca
 Zona de piquenique
 Zona desportiva
Ficou afim e quer Mais informações? Descubra Madrid
Imagens: Pinterest – gente, tiramos poucas fotos porque a nossa preocupação maior foi curtir o lugar e o momento. Então nossas fotos são somente pra lembrança pessoal mesmo, nada nada profissionais pra postagem 🙂
Quer entrar em contato com a gente e sugerir pauta, dar ideias ou conversar? Acesse aqui!

 

 

Deixe seu comentário

comentários

Viajando – Parque De El Retiro e El Palacio de Cristal na Espanha
5 (100%) 1 votos

Ana Paula Figueiredo

Ana Paula Figueiredo

Desenvolvedora de Conteúdo, Gerente e Social Media da Be Sense Media.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook