Tudo o que você precisa saber sobre o Design Industrial

Um estilo que vai além de tendência

Quando você pensa em design industrial , sua mente provavelmente salta imediatamente para um loft urbano, paredes de tijolos expostos, metal e ferro, e provavelmente móveis restaurados.

Você não está totalmente errado, mas há muito mais do que um ambiente hipster descolado, pronto para receber elogios e encontros inesquecíveis. Então, o que exatamente torna esses espaços vazios tão chiques? 

Aqui está tudo que você precisa saber.

É moderno, mas tem uma história

O design industrial é um estilo consciente, então você pode pensar que ele é tão novo quanto o rosa milenar, mas sua história remete ao início do século XX.

Como as fábricas da Europa Ocidental fecharam no final da segunda revolução industrial, deixaram muitos prédios grandes e vazios para trás. À medida que as cidades cresciam e o espaço se tornava limitado, antigas áreas industriais eram convertidas em bairros residenciais.

Design industrial

O estilo do design industrial incorpora elementos de espaços comerciais históricos em um espaço de vida. Pense em materiais de construção como aço, madeira, ferro.

Deixe mostrar

Em vez de encobrir os elementos de design de armazéns e espaços de tipo industrial, os residentes/arquitetos/ designers optam por destacá-lo .

Isso significa muitos tubos expostos, vigas e tijolos, com paredes nuas, pisos de concreto ou madeira e tetos irregulares. Não há nada suave e íntimo sobre design industrial, mas existe toneladas de personalidade.

E quando esses armazéns estavam sendo convertidos em espaços residenciais, deixar esses componentes salvaram algumas construções importantes. As verdadeiras peças industriais se casam com forma e função e, em essência, elas não escondem nada por trás de acabamentos decorativos, cores ou fachadas.

O Design Industrial funde velho com novo

Tentar definir o design industrial é confuso, porque os aspectos são tão antigos, enquanto outros são totalmente modernos.

Não se encaixa totalmente em um estilo ou outro, mas sim em uma fusão de ambos.

Grandes janelas de aço e espaços de conceito aberto com uma paleta de cores neutras e uma decoração simples e aerodinâmica tornam o design elegante e moderno, mas os tubos/tijolos expostos, a sensação de estar e o mobiliário vintage diferenciam o estilo do minimalismo mais rigoroso.

A peculiaridade do Mobiliário industrial

Desgaste é o ponto alto deste estilo. Móveis robustos que parecem reutilizados, com tinta e superfície desgastadas, são clássicos.

A paleta de cores tende a inclinar-se para o escuro, com ricos sofás em couro e madeira pesada ou móveis de ferro, e sempre com alguma data incorporada.

design industrial

Quer você realmente compre móveis de segunda mão, ou passe três meses em uma busca de inspiração vintage, o design industrial destaca o que foi em alta na época, inspirados em antigas peças de fábricas ou laboratórios. 

Pense em bancos de bar industriais, luminárias antigas e armários de estilo de fábricas.

Texturas desgastadas e ásperas

Enquanto projetos minimalistas e escandinavos aquecem seus espaços aerodinâmicos com textura na forma de lã, pele de carneiro e linho, o design industrial mantém as coisas um pouco ásperas nas bordas.

A textura vem na forma de madeira e metal (superfícies e móveis), concreto áspero e tijolos expostos, o que ajuda a aquecer um espaço sem ter que adicionar tecidos aconchegantes, graças à tonalidade vermelha destes elementos.

No entanto, se você está querendo um pouco de suavidade, opte por “tapetes antigos e antigos e lençóis lavados para evitar que se sinta uma atmosfera fria e impessoal.

Sinta-se em casa

Como muitos desses armazéns convertidos ocuparam um quarto e o tornaram um espaço residencial, hoje o design industrial ainda incorpora essa sensação conceitual de espaços abertos.

Muitas vezes, os espaços de convivência estão contidos em uma sala grande, usando armários ou divisórias para dividir os espaços.

Mobiliário é usado para definir o uso de diferentes espaços versus paredes ou elementos arquitetônicos. 

Onde uma parede normalmente separava um quarto e uma sala de estar, no estilo industrial, essa divisória poderia ser uma cômoda gigante, por exemplo.

O espaço negativo é crucial para que a sala fique o mais aberta possível. Além disso, é uma característica definidora do design industrial – grandes janelas de aço . Quanto mais luz você conseguir deixar entrar, melhor.

O design industrial se adequa a qualquer área urbana

O design industrial foi feito (literal e figurativamente) para ambientes urbanos, mas isso não significa que esteja fora dos limites nos subúrbios, ou em qualquer cidade no mundo.

Você pode não necessariamente estar em um loft em Nova Iorque, mas você pode maximizar o espaço, adicionar alguns móveis vintage, misturar metais e madeiras, e obter essa leitura de armazém, não importando de onde você é ou está.

Imagens: Pinterest.

 

Deixe seu comentário

Comentário

Tudo o que você precisa saber sobre o Design Industrial
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of