A Barra Funda é um bairro onde é possível encontrar uma grande variedade de lazer e cultura – característica que contribui para atrair novos moradores. Trouxemos as principais atrações culturais e arquitetônicas desse local para você conhecer um pouco mais esse bairro e quem sabe, pensar em morar por lá.

CULTURA E ARTE: 

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina foi inaugurado em 1989 e idealizado para promover uma integração cultural. Hoje é referência na realização de eventos que reúnem grandes nomes do cenário artístico, político e cultural.

Está localizado ao lado do Terminal Barra Funda e conta com 84 mil metros quadrados dedicados em expor obras de arte consagradas, festas, shows, feiras e muito mais.

Banner Mobile 300x250
Banner Mobile 300x250

Espaços

O Memorial possui uma infraestrutura repleta de arte e cultura. Conheça os principais.

A Mão

Logo na entrada do conjunto é encontrada a Mão, escultura de Oscar Niemeyer em que na sua palma está o mapa da América Latina, representando o continente que até hoje luta por sua identidade e autonomia.

Praça Cívica

Este extenso espaço aberto reúne prédios da Galeria Marta Traba, a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e o Salão de Atos.

Com capacidade para receber até 20 mil pessoas, no local ocorrem festas típicas dos países do continente e de regiões brasileiras, além de shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados.

Biblioteca Latino-Americana

Nesta parte do conjunto está um acervo aberto para consulta pública de cerca de 40 mil livros e mais de 2 mil títulos em VHS e DVDs, entre ficção e documentários importantes da produção cinematográfica mundial.

No local existe também o espaço Acessa SP que oferece internet gratuita ao público, além de promover eventos literários, saraus, lançamentos de livros, exposições, debates e seminários.

Pavilhão da criatividade

Neste ambiente há um acervo permanente com 4 mil peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai. É possível conferir trajes típicos, máscaras, instrumentos musicais, brinquedos, adereços religiosos, entre outras peças.

Salão de atos

Conhecido como o coração do memorial, com seus 30 metros de altura, nele está a mais importante obra de Candido Portinari, o painel Tiradentes. No salão também estão painéis em baixo relevo construídos em concreto pelos artistas plásticos Carybé e Poty.

Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana

É um lugar para difusão de arte e intercambio cultural. A galeria se destaca por ser o único espaço museológico no Brasil inteiramente dedicado à arte e cultura latino-americana.

Anexo dos congressistas

Abriga o auditório Mário de Andrade, que é preparado para receber atividades acadêmicas, diplomáticas, encontros intelectuais, pequenas exposições e comemorações.

 

Talvez você se interesse em ler sobre a Freguesia do Ó: um ótimo bairro para quem busca um clima tranquilo.

Theatro São Pedro

Além de ser o segundo teatro mais antigo de São Paulo, possui uma presença intensa e marcante na história cultural da cidade.

Neste espaço moderno e luxuoso, que conta com 636 lugares, são apresentados grandes espetáculos, como as óperas La Traviata e Gianni Schiacchi.

Shopping Bourbon

Possui várias lojas de marcas consagradas, como Animale e Arezzo, além de dez salas de cinema do Espaço Unibanco.

Junto ao shopping tem o Teatro Bradesco, que exibe espetáculos teatrais e musicais e tem capacidade para receber mais de 1.400 pessoas.

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

O local onde morava o escritor Mário de Andrade se tornou um centro especializado em literatura, estudo de gêneros literários, jornalismo e redação.

No espaço cultural ocorrem oficinas e a exposição permanente de “O Coração Perdido”, que conta a história de Mário por meio de seus objetos pessoais, móveis antigos, réplicas e todo um conjunto de memórias e afetos do autor.

Na Casa há também palestras, ciclos de depoimentos de escritores, leituras dramáticas, recitais, mostras de filmes, lançamentos de livros e saraus.

Neste parque existem áreas para piquenique, prática de esportes e muitas outras atividades. Saiba mais sobre alguns desses espaços.

Arena

Oferece cursos de equitação, além de ser apropriada para a prática de corridas e caminhadas.

Casa do Caboclo

É uma réplica de casas existentes no interior. Nela você pode tomar um bom café em um tradicional ambiente rústico.

Espaço leitura

Nele são disponibilizados livros para consulta local. Aos sábados acontecem oficinas culturais, apresentações musicais, teatrais e circenses. Aos domingos são contadas histórias e acontecem saraus.

Museu Geológico

Este local possui exposições permanentes de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos que ficam à disposição para visitação gratuita.

Praça do Idoso

É dedicada ao público da terceira idade e conta com 21 aparelhos para exercícios.

Nesta praça ainda acontecem aulas de Tai Chi Chuan, artesanato, entre outras práticas.

Área infantil

Aqui as crianças podem se divertir na biblioteca infantil e na brinquedoteca. Outra área para entreter os pequenos é o aquário, onde estão expostas algumas espécies típicas de São Paulo.

Para comer e beber

Se a procura é por boa comida, o bairro apresenta excelentes opções gastronômicas.

Bacalhau, Vinho e Cia

Com capacidade para abrigar 210 pessoas, o restaurante apresenta grandes especialidades que incluem o peixe como ingrediente principal.

Feijoada da Bia

Restaurante com clima agradável e que traz um cardápio completo que conquista até os paladares mais exigentes. Apresenta diversos pratos tipicamente brasileiros.

Doceria Dulca

E para um café da tarde, nada melhor do que um local como a Doceria Dulca. Neste ponto de referência paulistano é possível encontrar diversos produtos artesanais, como doces, bolos, tortas, salgados e bombons para saborear com a família.

A Barra Funda é um dos melhores bairros para quem procura se divertir e apreciar arte e cultura. E com essas dicas você poderá aproveitar o melhor da Zona Oeste de São Paulo.

Banner Mobile 300x250

 

Deixe seu comentário

comentários

O melhor do lazer e cultura na Barra Funda
Avalie este post