MUSEU DO AMANHÃ RECEBE O MIPIM AWARDS COMO “MELHOR EDIFÍCIO VERDE INOVADOR”


O Museu do Amanhã, situado no Rio de Janeiro, foi selecionado por seu design único, pelo uso de recursos locais e por suas exposições inovadoras.

O Museu do Amanhã de Santiago Calatrava ganhou o “Melhor Edifício Verde Inovador” do Prêmio MIPIM, competição de renome mundial organizada pelo MIPIM, principal feira internacional de imóveis que acontece anualmente em Cannes.

Ao selecionar o Museu do Amanhã como o “Melhor Edifício Verde Inovador” deste ano, o comitê de premiação destacou seu projeto de construção original e seu compromisso com a criação de um futuro melhor. A arquitetura sustentável do Museu reflete a função do museu e é construída principalmente a partir de materiais locais.

Entre suas características inovadoras estão painéis solares que se movem com o sol para maximizar a absorção de energia, a coleta de água de chuva reutilizável e um sistema de ar condicionado que usa água canalizada da Baía de Guanabara. Esta água é então filtrada, limpa e devolvida de volta para a Baía através de uma pequena cachoeira.

[one_half]

Banner Mobile 300x250

[/one_half]

[one_half_last]

Banner Mobile 300x250

[/one_half_last]

A conservação da água é um componente crítico das características sustentáveis ​​do Museu. Toda a água dos lavatórios, sumidouros e chuveiros do museu é tratada e reciclada, juntamente com a água usada para desumidificar o ar, que pode atingir até 4.000 litros de água por dia.

Esses esforços economizam cerca de 9,6 milhões de litros de água e 2.400 megawatts-hora (MWh) de eletricidade a cada ano o suficiente para sustentar mais de 1.200 casas. O Museu do Amanhã é também o primeiro museu do Brasil a receber a certificação LEED Gold. Finalmente, Burle Marx supervisionou o paisagismo em torno do Museu, e foi cuidadoso para selecionar espécies nativas que exigem uma quantidade mínima de água para sobreviver.

No seu primeiro ano de funcionamento, 1,4 milhões de pessoas visitaram o Museu do Amanhã, ultrapassando em muito as 450.000 visitas previstas.

Projetado para ser um lugar onde ciência e tecnologia se encontram com arte e cultura, o Museu do Amanhã foi reconhecido por importantes instituições culturais em todo o mundo. Suas exposições foram premiadas pelos Prêmios Internacionais de Design e Comunicação do Canadá e seu projeto arquitetônico ganhou o Melhor Novo Museu do Ano – América Central e do Sul nos Prêmios de Destinos Culturais Leading.

O Museu do Amanhã, projetado pelo arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, abriu suas portas em dezembro de 2015. Desde então, tornou-se um símbolo da recuperação urbana do bairro de Puerto Maravilha pelo Cais Mauá, dotando a área de novas infra-estruturas e transformando O bairro em um dos destinos mais atraentes do Rio de Janeiro.

O design do edifício inspira-se na vegetação circundante e na cultura brasileira. O Museu foi possibilitado pelo Município do Rio de Janeiro e pela Fundação Roberto Marinho, com patrocínio do Banco Santander Brasil e do projeto BG. O projeto é apoiado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente e do Financiador de Estudos e Projetos (FINEP).

Em 2016, o Museu de Amanhã assinou acordos de colaboração com grandes organizações como o Google, o British Council, a DutchCulture, a Fundação Dom Cabral, a Fundação Engie, o Science Museum Group, as Nações Unidas, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, entre outros.

Mais informações sobre o Museu do Amanhã, você pode encontrar Aqui!

Siga-nos em nossas Mídias Sociais, e inscreva-se no nosso site.

 

[one_half]

Banner Mobile 300x250

[/one_half]

[one_half_last]

Banner Mobile 300x250

[/one_half_last]

 

 

Deixe seu comentário

comentários

MUSEU DO AMANHÃ RECEBE O MIPIM AWARDS COMO “MELHOR EDIFÍCIO VERDE INOVADOR”
5 (100%) 1 votos

Ana Paula Figueiredo

Ana Paula Figueiredo

Desenvolvedora de Conteúdo, Gerente e Social Media da Be Sense Media.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Previous Fazenda Verde do Rosa - praia e frio também combinam!
Next Viajando - Parque De El Retiro e El Palacio de Cristal na Espanha

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *