Mármore Carrara – a história e beleza vindas das pedreiras de mármore da Itália


O Mármore Carrara é um dos revestimentos mais requintados e luxuosos existentes no mundo da Arquitetura e Design de Interiores.

A utilização do mármore carrara na arquitetura, arte e design nos leva a milhares de anos atrás, para as antigas culturas egípcias e mesopotâmicas . 

Situado no norte da  Toscana, a cidade de  Carrara  enfrenta o Mar da Ligúria, e repousa em frente a um fundo de imponentes  Alpes Apuanos.

A cidade combina com os Alpines ao longo de uma série de paisagens fascinantes e mutantes, onde contornos em branco – de ambas as montanhas e mármore extraído – moldaram a história e o destino deste lugar. 

Ainda hoje, tanto a cidade quanto toda a província de  Massa-Carrara  são apreciadas pela abundância de suas preciosas pedreiras brancas.

Tudo o que se vê em  Carrara  fala do seu célebre mármore – começando com o seu magnífico  Duomo, em estilo românico e gótico, e contendo afrescos e esculturas entre 1300 e 1400.

Claro, a fachada e sua esplêndida rosácea são em mármore, assim como a cruz do século XIV no altar e no púlpito. 

A palavra ” mármore ” deriva do grego “marmaros” e pode ser interpretada como “uma pedra branca e sem manchas“, apesar do fato de que o mármore tem muitas variações de cor.

Os tipos de mármore são igualmente variáveis, desde o puro mármore branco/cinza de Carrara até o calcário, mármore verde e mármore cultivado (um composto de pó de mármore e cimento).

A mineração, processamento e uso de pedra natural, particularmente mármore, é uma gigantesca empresa industrial moderna.

A demanda por mármore e suas diferentes formas podem ser exemplificadas pelo número de feiras dedicadas em todo o mundo: URALEXPOSTONE  e a STONEFAIR na Rússia, STONEFAIR  em Vitória/BR,  a MARMOMAC em Veneza/Itália, e a EXPOSTONE em Shangai /China e que acontece a cada 3 anos.

O mármore transmite gosto e discernimento refinados

Como material, o mármore é imponente e forte, imbuído de emoção e relevância cultural. 

Tem uma qualidade valiosa e versátil, encontrando aplicação em interiores de luxo e ambientes modernos, em combinação com materiais naturais como cobre, couro e madeira, e na decoração e ornamentação.

Novas e avançadas tecnologias aumentaram o número de maneiras pelas quais os projetistas podem criar e aplicar formas usando mármore, aumentando assim a produtividade e a acessibilidade aos produtos à base de mármore (embora, alguns possam argumentar, às custas das formas tradicionais de artesanato).

OS TIPOS DE MÁRMORE CARRARA

As variedades comerciais de mármore produzidas nos Alpes Apuanos podem ser divididas em sete tipos comerciais principais. 

Estes tipos são claramente definidos para toda a extensão da formação de mármore em todo o Alpes Apuanos, e são quantitativamente e industrialmente os mais importantes. São eles:

Mármore Branco de Carrara

Também chamado de “Branco Ordinário”, é caracteristicamente homogêneo, com uma cor branca, branco-pérola a cinza, grãos brilhantes e veias cinza esfumaçadas que percorrem a pedra de maneira irregular. 

Representa o tipo menos caro e mais comum em todas as bacias de Carrara, mas também é produzido nos Alpes Apuanos do Sul.

Apesar de seu adjetivo italiano, Bianco Carrara é de cor cinza claro e o valor diferente de suas principais sub-variedades depende substancialmente da cor do solo.

Mármore Carrara Venat

Marmo Venato (também conhecido como “Veined White Carrara”) é o segundo mármore mais escavado dos Alpes Apuanos. 

Este tipo é de cor média, branco-pérola a cinza claro, com uma rede bastante regular de veias cinza mais ou menos escuras. A densidade e a intensidade das veias são ligeiramente superiores em relação ao tipo Bianco Carrara.

Mármore Carrara Bardiglio

O Marmo Bardiglio tem uma variedade de grãos finos é caracterizada por uma cor cinza devido à abundante pirite criptocristalina. 

Várias – geralmente cinza escuro a enegrecido- , veias são freqüentes formando localmente uma sub-variedade conhecida como Veined Bardiglio, e níveis dolomíticos podem estar presentes também.

O nome dessa família vem de uma derivação da palavra espanhola “pardo”, que é a cor cinza escuro, e que também se refere a um céu nublado.

As variedades de Bardiglio são encontradas em diferentes graus em todos os locais da pedreira nos Alpes Apuanos.

Eles são globalmente menos estimados do ponto de vista estético em relação aos tipos brancos, mas algumas variedades sempre foram muito apreciadas, como “Bardiglio Imperiale”, com uma massa de terra cinza-azulada sem veios marcados, e as chamadas localmente “Bardiglietto”.

Mármore Carrara Nuvolato

O Marmo Nuvolato é uma variedade fina a média, com um fundo cinza-branco atravessado por vários tons mais escuros, veias cinza-claro a esbranquiçadas e faixas irregulares que criam desenhos elaborados. 

Dependendo da orientação do corte, o aspecto pode se assemelhar ao aspecto típico de algumas nuvens (“cumulus”), uma semelhança que justifica o nome comercial de mármore semelhante a “Cloud”.

Similarmente ao Bardiglio, a pirite criptocristalina de difusão variável é responsável pela coloração cinza-acinzentada variegada. 

Esta variedade freqüentemente inclui corpos cinzentos mais homogêneos, assemelhando-se aos tipos Bardiglio e Arabescato.

Mármore Carrara Arabescato

Marmo Arabescato (mármore do tipo “ arabesco”) é uma espécie de brecha, às vezes semelhante ao tipo Venato, mas com veias que desenham arabescos reais de cores diferentes sobre uma massa branca-esbranquiçada. 

Os fragmentos derivam principalmente de tipos comuns, os veios Nuvolato e Bardiglio. As veias podem ser cinzentas, amareladas, arroxeadas, acastanhadas e tendem a ser entrelaçadas.

Seu arranjo torna os diferentes tipos de Arabescato muito mais dramáticos e variados do que os outros mármores de Carrara.

Dependendo da orientação do corte, o aspecto dos Arabescatos pode variar bastante, dando a possibilidade de criar padrões realmente fascinantes.

Não há muitos mármores Arabescato extraídos nas pedreiras de Carrara.

Essas variedades são mais típicas da parte sul da área dos Alpes Apuanos (área de Versilia; por exemplo: Arabescato Corchia; Arabescato Faniello; Arabescato Cervaiole) e Garfagnana (por exemplo: Arabescato Vagli).

Mármore Carrara Estatuário

Marmo Statato Venato é provavelmente o tipo mais precioso e famoso de mármores de Carrara.

Sua combinação única de branco-marfim a amarelo claro-creme, estrutura cristalina e pureza, o torna um material peculiar para esculturas e obras artísticas, embora seja obviamente usado em muitas outras aplicações – como pisos, revestimentos de parede e bancadas.

As veias são ausentes ou extremamente limitadas e de cor muito clara (cinza-acinzentada), podendo ser grandes e freqüentes, variando na faixa de cor do ouro ao cinza.

A produção de estátuas é muito menor do que o branco comum e é bastante limitada, o que também aumenta o seu valor econômico.

Mármore Carrara de Calacata

O tipo de Marmo Calacata é uma brecha com clastos de mármore branco-amarelado muito claro, dispostos em matriz carbonática rica em muscovita-clorita mais verde e amarelo-ocre de cor do que os próprios clastos. 

Seu nome deriva da localidade de Calacata, onde essa variedade é mais explorada.

A cor e a textura do fundo são sempre as da Estatuária, com veios de poucos centímetros que variam cromaticamente de cinza-claro a amarelo pálido-ouro (variedade “Calacata Macchia Oro“), às vezes esverdeada e marrom.

O MÁRMORE CARRARA EM ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES

A utilização do mármore é vista nas formas mais variadas, e por ser um material rico e refinado, é um ícone atemporal na Decoração e Design.

Se tratando do mármore carrara, teremos sempre uma leitura glamourosa, seja ele combinado com outros materiais como couro, palhas ou cobre.

Seu uso é tão requisitado que pode-se ver banheiros inteiros revestidos do material, hall de entrada, paredes de ambientes, bancadas, móveis e até utensílios do dia a dia.

Combiná-lo com outras cores também se torna uma tarefa fácil, visto que ele serve como base neutra em todos os estilos de design. Você pode tranquilamente fazer composições incríveis sem ter medo de pesar a mão ou ser ousado demais.

E para inspirar você, trouxemos ambientes e objetos super sofisticados tendo o mármore carrara como ponto principal.

Fontes Textuais Históricas:

Italia

Yatzer

Cavedi Marmo

Have Camera

 

 

Deixe seu comentário

Comentário

Mármore Carrara – a história e beleza vindas das pedreiras de mármore da Itália
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of