DIY Isolamento Acústico, vamos fazer silêncio?


O ruído é uma realidade inevitável que confronta a maioria dos proprietários de casas e apartamentos. 

Para muitos, esse som irritante no fundo é facilmente bloqueado fechando a janela ou simplesmente ligando a TV para bloqueá-la. 

No entanto, alguns de nós têm que lidar com uma cacofonia constante de ruído estridente que simplesmente não vai parar. Isso geralmente aflige aqueles que moram em cidades ou apartamentos com paredes finas e janelas apontando para a rua.

A boa notícia é que o isolamento acústico é bastante fácil de se fazer sozinho e é preciso apenas uma pequena habilidade em bricolage para que este DIY comece e termine em pouco tempo.

Primeiro, vamos falar sobre a diferença entre isolamento acústico e absorção sonora.

Quando a maioria das pessoas cria isolamento acústico, elas normalmente combinam isolamento e absorção sonora.

Isolamento acústico é tudo sobre como evitar o ruído externo de entrar. Isso inclui materiais duros que bloqueiam o som.

Já a absorção sonora tem a ver com reduzir o ruído dentro do seu ambiente. Isso é mais comumente exigido em salas de conferência, restaurantes e outros lugares onde conversas altas e múltiplas são normais, mas você pode precisar disso também se você faz muito barulho dentro de uma sala, por exemplo, como alguém que toca bateria.

Isolamento acústico à prova de som

A maior parte do barulho vem da janela e atravessa as paredes. Então é preciso incorporar um material ao ambiente que absorva o ruído antes que ele atinja seus ouvidos.

Aqui estão os cinco passos para um isolamento acústico para diminuir o barulho que vem da rua:

1: Feche as janelas com tiras adesivas

Estas são fitas adesivas de polietileno ou borracha que devem circundar a borda da sua janela. A fita de material mais grosso tende a funcionar melhor aqui, e a instalação é muito fácil. Apenas é necessário retirar a cobertura adesiva e empurre-a contra a borda da janela.

2: Use Forros e Cortinas para as Janelas

Forros e cortinas são feitos de material grosso e são projetados para efetivamente bloquear o ruído. Há várias cores para combinar com a decoração do ambiente, e elas podem reduzir as contas de energia dando aquela ajuda bloqueando o calor no verão, ou bloqueando o frio no inverno. A instalação é fácil e você pode abrir a cortina a qualquer momento, se quiser ouvir do lado de fora.

3: Use material de isolamento acústico no teto

Espuma de isolamento acústico é uma ótima opção quando falamos em isolamento acústico. Ele é projetado para absorver o som de modo que ele pare de ecoar enquanto torna o ambiente muito mais silencioso.

Outro benefício é que ele é fácil de instalar, mesmo em tetos. É possível que você encontre muitos projetos, com cunhas, caixa de ovos e pirâmides, porém todos eles são eficazes em isolamento.

4: Use Forros de Carpetes Sob o Tapete

Os tapetes já absorvem o ruído, mas os revestimentos oferecem assistência significativa. Se seu tapete for grosso o suficiente, então pegue um forro e coloque debaixo do tapete, o que pode melhorar sua capacidade de isolamento acústico.

5: Use manta sob o assoalho de madeira ou piso laminado

Utilizar uma manta sob o piso, seja ele assoalho ou piso laminado serve para absorver o som e impedi-lo de ecoar pela sala. Infelizmente, como o material deve estar sob a madeira, você terá que retirar a madeira para colocá-la embaixo. No entanto, a instalação é fácil quando essa etapa é concluída.

Agora, caso você ainda vá instalar o piso laminado ou assoalho, a mão de obra acaba sendo mais fácil, já que você poderá instalar a manta antes de colocar o revestimento escolhido.

 

Com uma pequena iniciativa de bricolage e um planejamento cuidadoso, você pode facilmente iniciar um isolamento acústico de uma sala/quarto/ou onde você precisar e, torná-la um pouco mais silenciosa para as únicas horas do dia que você tem para descansar.

Além de usar materiais profissionais feitos especificamente para bloquear o ruído, você também pode usar móveis, tecidos grossos e espuma para rapidamente acabar com o ruído irritante. 

Você vai precisar gastar apenas um pouco de dinheiro e tempo para reduzir o barulho, o que vai resultar em um descanso de qualidade e melhor qualidade de vida.

Quer saber um pouco mais sobre Isolamento Acústico? Clique Aqui!

Deixe seu comentário

Comentário

DIY Isolamento Acústico, vamos fazer silêncio?
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of