Inspire-se no estilo indiano para decorar seu apartamento


Foto: divulgação
Foto: divulgação

A decoração indiana é marcada pela presença de elementos fortes e ricos em detalhes, características que criam um visual exótico e sofisticado – composição ideal para quem deseja inovar e trazer originalidade para o imóvel.
Para saber como iniciar esse processo decorativo, o Blog Tibério separou algumas dicas sobre como dar o pontapé inicial e mudar radicalmente a aparência do seu apartamento com segurança.

Para não errar, vá com calma

A decoração indiana demanda bastante o uso de estampas, cores e materiais diferentes. Por essa razão que ter cautela é primordial. Tenha cuidado na hora de reunir tantos ornamentos distintos em um mesmo local para não pecar pelo excesso e acabar imprimindo sensação de desconforto.

Comece aos poucos e busque o equilíbrio entre todos os itens antes de colocar as mudanças em prática. Aqui, o grande segredo é planejar.

 

Transforme com cores

A identidade visual inspirada na Índia tem como base o uso de tonalidades intensas e peças bem coloridas, formando uma atmosfera festiva e agradável. As cores mais utilizadas são vermelho, laranja, amarelo, dourado e castanho. Entretanto, se tiver dúvidas sobre quais são os tons mais apropriados, invista naqueles que lembram os temperos indianos – umas das principais fontes de inspiração dessa cultura.

 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Todas as cores citadas acima podem ser aplicadas nas paredes ou por meio de acessórios feitos com tecidos, entre eles almofadas, tapetes, cortina e roupa de cama.

No caso das paredes, é possível optar por pintar uma delas com uma cor quente e manter o restante claro e neutro ou, se o espaço permitir, colorir o cômodo por completo.
A única ressalva é que a segunda opção só é viável se o espaço for amplo, já que tons intensos tendem a reduzir o ambiente.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Materiais mais comuns

Os materiais que imprimem o estilo indiano são únicos, exóticos e elegantes. Os móveis costumam ser tipicamente baixos, próximos ao chão, para dar impressão de que os cômodos são maiores – efeito que privilegia especialmente apartamentos compactos. Já o material mais comum é a madeira escura, que acrescenta um toque rústico à decoração.

Além disso, é comum utilizar mobília sem braços ou cabeceira, o que deixa os ambientes mais arejados e leves, abrindo caminho para mesclar com outros utensílios mais fortes e com mais personalidade. Os tecidos também não podem faltar: conferem charme e são um símbolo mundialmente conhecido da cultura hindu.
Aposte em estampas com tema floral ou desenhos místicos, duas sugestões que transparecem aconchego, bem-estar e que podem fazer parte do design de tapetes, almofadas, mantas, cortinas etc.

 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Acessórios

São indispensáveis para quem quer incorporar a tradição indiana à decoração do apartamento.
Busque inserir acessórios que são muito cultuados no país, como estátuas de deuses e elefantes – figuras conhecidas por trazer boas energias ao ambiente.
Velas, incensos e flores também são elementos que colaboram para a criação desse cenário místico, típico da Índia.

Trazer um pouco da Índia para dentro do próprio apartamento é envolver seu lar com componentes que fazem parte de uma cultura milenar. Por isso, aproveite essas dicas e monte um cenário visualmente confortável e cheio de energias positivas.

Texto escrito por Fernanda Dutra, em parceria com a Tibério Construtora.

Deixe seu comentário

Comentário

Inspire-se no estilo indiano para decorar seu apartamento
Avalie este post

Compartilhe