A importância dos playgrounds em condomínios


Playground em condomínios

Tanto o convívio com outras pessoas quanto o exercício da brincadeira são importantes fatores durante a infância: são fundamentais para o bom desenvolvimento e crescimento da criança.

Porém, com o surgimento de cada vez mais tecnologias, a convergência das brincadeiras para a plataforma digital, bem como dos relacionamentos – pois, por incrível que pareça, as crianças já sabem fazer uso da internet para conversarem com amiguinhos e coleguinhas -, tem acontecido precocemente.

Antigamente, via-se as crianças brincando de amarelinha ou subindo e escorregando pelos escorregadores. Hoje, no entanto, essas atividades têm se limitado a uma faixa etária cada vez menor. Isso tudo estimula na criança a preguiça e o sedentarismo crescentes. Em meio a essa realidade, é enorme a preocupação dos pais em relação ao tempo que os filhos deixam de gastar com brincadeiras ao ar livre, em contato real com outras crianças, em que aprenderiam a conviver melhor com outras pessoas e a serem mais ativas fisicamente. Em decorrência da rotina apertada dos pais, a melhor opção para incentivar as crianças à brincadeira e reduzir a preocupação dos pais tem sido a instalação dos playgrounds. Sabendo disso, as construtoras têm investido cada vez mais em playgrounds nos condomínios residenciais.

Como os playgrounds são benéficos Áreas verdes de lazer em espaços residenciais são um estímulo e convite às crianças para que se divirtam, aprendam e desenvolvam as coordenações motoras e o raciocínio lógico. A percepção do meio que as cercam também são resignificados quando o contato com ele aumenta. Outro ponto interessante é que as brincadeiras ganham mais liberdade em playgrounds e parquinhos, já que são locais próprios para isso, provocando a desenvoltura criativa das crianças.

Além desses benefícios, o uso dos playground aumenta a qualidade de vida não só dos filhos, mas também dos pais. Ao saberem que seus filhos estão brincando dentro do espaço do condomínio, estimulando suas capacidades intelectuais e físicas, sua tranquilidade aumenta.

Certificar a segurança dos playgrounds é importante

Como na maioria das vezes as crianças se divertem sem a supervisão de um adulto, já que os pais possuem uma rotina corrida, deve-se tomar alguns cuidados antes de deixar os filhos brincarem à vontade no parquinho do condomínio. Existem alguns requisitos importantes para garantir a segurança e o bem-estar da criançada ao brincarem.

Devem ser feitas em relação ao estado dos brinquedos, também se o espaçamento entre eles é adequado para a movimentação e circulação das crianças, se há cantos pontiagudos ou objetos que possam causar cortes, entre vários outros.

Em 2012, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), realizaram diversos testes de laboratório para revisar as normas de seguranças em vigência para os playgrounds. Assim surgiu uma nova norma brasileira, a NBR 16.071, ajudando os fabricantes de brinquedos a produzir itens com alta segurança para as crianças. Por isso, ao levarem as crianças para brincar, é recomendado que os pais fiquem atentos às certificações dos itens que compõem o playground.

Autoria: Guilherme – Assessor da Tibério – http://www.tiberio.com.br/

Deixe seu comentário

comentários

A importância dos playgrounds em condomínios
5 (100%) 1 votos

Previous Ar-condicionado de janela ou Split: qual é o mais econômico?
Next Livros e decoração: um mundo novo dentro da sua casa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *