França: pavimentação de estrada com painéis solares


França: mostrando que é muito mais que um país cheio de paisagens maravilhosas e ótimas comidas

Um grande passo foi dado para a energia verde. O governo francês anunciou planos para instalar painéis solares fotovoltaicos em 1.000 quilômetros (621 milhas) de estradas ao longo dos próximos cinco anos. O objetivo é fornecer energia renovável para 5 milhões de pessoas, ou cerca de 8 por cento da população francesa. As estradas solares vão usar Wattway painéis, uma tecnologia fotovoltaica revelada em outubro passado pela maior empresa de engenharia civil francesa Colas. De acordo com Ségolène Royal, o ministro da ecologia e da energia da França, o projeto “Positive Energy” será financiado pelo aumento de impostos sobre os combustíveis fósseis, uma decisão real diz que é “natural” tendo em vista os baixos preços do petróleo.

França: pavimentação com painéis solares
França: pavimentação com painéis solares

Embora a França não seja o primeiro país a pavimentar estradas com painéis solares – em 2014 na Holanda foi instalada pela primeira vez no mundo uma ciclovia pavimentada com painéis solares -seu planejamento é para 1.000 quilômetros de estradas solarizadas  e são as mais ambiciosas. De acordo com a Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia da França, quatro metros (13 pés) de estrada solarizada é suficiente para abastecer as necessidades energéticas da um agregado familiar, não incluindo o aquecimento, enquanto um quilômetro (3.281 pés) pode fornecer energia suficiente para 5.000 habitantes.

França: pavimentação com painéis solares
França: pavimentação com painéis solares
França: pavimentação com painéis solares
França: pavimentação com painéis solares

As estradas solarizadas serão cobertas com painéis Wattway, uma tecnologia que levou cinco anos para se desenvolvida e pode ser colado diretamente em cima do pavimento existente. A captação de energia solar é feita usando-se uma fina película de silício policristalino. As tiras de sete milímetros de espessura são robustos o suficiente para suportar todos os tipos de tráfego, incluindo o peso de um caminhão de seis eixos, e proporcionam tração suficiente para prevenir deslizamentos. De acordo com Colas CEO Hervé Le Bouc, os painéis Wattway foram testados com sucesso em um “ciclo de um milhão de veículos, ou 20 anos de tráfego normal de uma estrada, e a superfície não se move.” Os painéis também têm resistido ao teste snowplow,  embora a empresa recomenda operar as máquinas com “um pouco mais cuidado” do que no pavimento convencional.

Os locais para implantações ainda não foram revelados. O imposto sobre o combustível fóssil é esperado para trazer entre 200-300000000 euros (US $ 220-440000000) de financiamento para o projeto. Enquanto ainda existem muitas preocupações sobre conceitos de estrada solares, incluindo a segurança e eficácia de custo, o projeto continua a ser uma etapa emocionante para a frente em explorar o potencial das energias renováveis. As propostas para a iniciativa “Positive Energy” foram emitidos e testes nos painéis solares vão começar nesta primavera.

Fonte: Tradução e Imagens do site Inhabitat

 

 

Deixe seu comentário

Comentário

França: pavimentação de estrada com painéis solares
Avalie este post

Compartilhe
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Quer ver mais notícias sobre energia solar? Clique aqui! […]