FESQUA APRESENTA NOVIDADES EM ISOLAMENTO E FIXAÇÃO DE VIDROS EM ESQUADRIAS


Quando o assunto é portas, janelas e fachadas alguns detalhes não podem passar despercebidos, mesmo que estes elementos não recebam o destaque e cuidado que são dedicados à escolha dos móveis, por exemplo.

E os sistemas de fixação e vedação do vidro são fundamentais para a durabilidade e a segurança do produto.

De acordo com José Carlos Noronha, consultor do mercado de alumínio e articulista da Revista Contramarco, o ano de 2018 deve totalizar 91,4 mil toneladas de alumínio processado para esquadrias em janelas, portas e fachadas, com 2019 atingindo um volume ainda mais substancial, 97,3 mil toneladas. Ambos acima de três pontos percentuais em relação ao crescimento do PIB, demonstrando um inegável aquecimento do setor. As informações são da Afeal (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias).

Atualmente, Noronha estima que haja cerca de cinco mil fabricantes de esquadrias de alumínio no País. Estes fabricantes são alimentados por diversos fornecedores, como extrusoras e revendedores de perfis, fabricantes e revendedores de componentes, e também fornecedores de acabamentos, como anodização e pintura. As vendas destes produtos no ano passado movimentaram R$ 4,55 bilhões.

Para atender a demanda desse importante setor que movimenta a indústria, durante a FESQUA |Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, que acontece de 12 a 15 de setembro, em São Paulo, serão apresentadas novas soluções em produtos e serviços para o segmento.

Com mais de 350 anos de existência, a francesa Saint-Gobain vai lançar, durante a Fesqua 2018, o adesivo acrílico dupla-face de alta performance para Envidraçamento Estrutural Norbond SG3200. Trata-se, segundo a empresa, de produto com alto poder de adesão, especialmente desenvolvido para aplicação em envidraçamento estrutural.

Nossa capacidade de inovação cresce a cada ano e o Centro de P&D (primeiro centro transversal de pesquisa & desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Hemisfério Sul) permite oferecer novas soluções ainda mais adaptadas às necessidades dos nossos clientes, afirma Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile.

O lançamento oficial do Norbond, no estande da Saint-Gobain, terá demonstração de instalação e detalhamento técnico da “Tecnologia em Envidraçamento Estrutural”.

Já a GE Silicones fabricante de acessório de silicone estrutural, usado para afixar vidros nas fachadas de pele de vidro, apresentará suas soluções que não utilizam primer em nenhum tipo de tratamento de alumínio. “Temos um produto que tem adesão a partir de 3 horas e com um procedimento por não utilizar primer no processo.

Esse ponto é importante não só pela economia com material e mão de obra, mas principalmente pela segurança que esta etapa a menos no processo de colagem estrutural gera”, explica Mauro Medeiros, gerente de Negócios de Silicone para Construção Civil da empresa.

Mauro explica que a colagem de vidros em esquadrias é muito sensível e exige atenção sobre a aplicação adequada para a fixação e vedação. “Não existe junta padrão. Quando um vidro é maior, se faz necessário usar mais silicone para uma adesão adequada e segura.”

Para minimizar o risco de falhas de aplicação, a GE realiza treinamentos “in loco” com seus clientes e distribuidores. “Desta forma, além de conhecerem bem nossos produtos também passam por um treino de aplicação adequada”, afirma Medeiros. Uma experiência que será oferecida aos visitantes da FESQUA.

O gerente da GE alerta ainda para que todo produto também passe por testes de adesão e compatibilidade em laboratório antes da aplicação. “Também é preciso fazer o acompanhamento da colagem, um controle de qualidade do serviço, pois grande parte das empresas de construção opta por terceirizar essa fase sem aferir como é realizada”.

Dispondo de uma grande gama de soluções para fixação e vedação, outra expositora, a Sika do Brasil apresentará, durante a feira uma nova linha de produtos. O consultor de vendas Thiago Vasques explica que “os selantes e adesivos de silicone da linha Sikasil foram especialmente desenvolvidos para aplicações desafiadoras sobre fachadas em vidros, metais e pedras naturais”.

Dentre eles está o Sikasil WS, um selante de silicone com alta resistência a intempéries e grande capacidade de movimentação, recomendado para fachadas de pele de vidro e comunicação visual – ACM.

Fonte: Contramarco

Deixe seu comentário

Comentário

FESQUA APRESENTA NOVIDADES EM ISOLAMENTO E FIXAÇÃO DE VIDROS EM ESQUADRIAS
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of