Energia solar – os benefícios da energia renovável


Energia solar – usando os benefícios do sol.  O sol não é apenas uma estrela com muito mais massa que a Terra e os outros planetas. O sol, por sua vez, também pode ser uma fonte de energia eletromagnética útil para agricultura e a indústria, bem como para residências e prédios.

A energia solar, em que a fonte é justamente a estrela que todas as manhãs nasce para iluminar o dia, é uma energia que pode ser transformada em térmica ou elétrica, podendo ser utilizada para vários recursos. Além disso, a utilização da energia solar é pauta cada vez mais comum em debates acerca de fontes renováveis, ecológicas e limpas.

Ele é um recurso natural que é amplamente estudado e discutido no mundo inteiro. Atualmente, em nosso país também são estudados relevantes projetos de difusão da energia solar, envolvendo grupos de físicos e demais pesquisadores da área.
A energia solar está relacionada com o chamado efeito fotovoltaico, que é um fenômeno visto e analisado pela primeira vez por físicos ainda no final do século XIX. No fenômeno fotovoltaico ocorre a conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade.

É de acordo com a premissa do fenômeno fotovoltaico que são produzidos painéis solares com dispositivos para a captação de luz do sol e a sua transformação em energia.

Os prós e os contras da energia solar

Atualmente, nas casas comuns, há exemplos onde a energia solar é usada especialmente para efetuar o aquecimento da água. Nesse caso, a energia solar, além de não poluir o meio ambiente, ainda tem a capacidade de economizar uma quantia significativa de dinheiro na conta de eletricidade, representando assim uma economia de até 80%. Além disso, ela é uma fonte renovável e não polui o meio ambiente.

Porém, apesar das evidentes qualidades, a energia solar apresenta algumas desvantagens, tais como o elevado custo para a instalação dos equipamentos. Outro transtorno é a localização. Alguns lugares de latitudes médias e altas, por exemplo, sofrem quedas de produção durante o período de inverno. Além disso, as maneiras de armazenamento da energia solar ainda são precárias se forem comparadas ao de combustíveis fósseis.

Atualmente, o custo de painéis solares em residências depende de alguns fatores, tais como quantidade de energia a ser consumida e a região de localização. Um custo estimado para a obtenção de um é de R$ 2.000,00.

Hoje em dia é possível comprar painéis captadores em sites especializados em energia solar, bem como nas suas respectivas lojas físicas.

Deixe seu comentário

Comentário

Energia solar – os benefícios da energia renovável
Avalie este post

Compartilhe