Deixe a luz entrar!


Luz natural em casa.

Iluminação natural traz sofisticação e economia.

Por redação Pensamento Verde

Sempre é gostoso acordar em um dia quente, abrir a janela e sentir o calor do Sol em nossa pele logo de manhã, não é? E, além deste momento, deixar as janelas da casa abertas pode trazer muitos outros benefícios, como para o orçamento familiar. Ambientes mais iluminados substituem muito bem a luz artificial das lâmpadas, ou seja, a conta no final do mês pode sofrer uma redução considerável.

Na sala, quarto ou cozinha, valorize um ambiente mais confortável e com luz natural. Aliás, a própria luz do Sol pode deixar o interior da casa mais aquecido e perfeito para a convivência de crianças, adultos, idosos e animais. Outro ponto positivo é a questão da saúde. Todas as pessoas precisam de doses moderadas de luz solar para que o corpo produza vitamina D e melhore a absorção de cálcio, portanto, mesmo dentro de casa é possível começar uma rotina mais saudável.
Luz natural no corredorProjetos mais iluminados são mais sustentáveis

Cada vez mais projetos arquitetônicos têm se voltado para o melhor aproveitamento da luz natural no interior das residências, seja para deixar os ambientes mais confortáveis e iluminados, seja para garantir maior economia na conta de luz. E você, gostaria de ter uma casa sustentável e bem iluminada?

O primeiro passo é pensar na localização do terreno em relação ao nascer e pôr do sol, assim como na frequência de dias nublados e chuvas no local. Somente após estes dados é possível iniciar uma construção que favoreça a entrada de luz natural nos cômodos.
Luz natural em casa.Entre as técnicas e soluções adotadas, vale destacar a preferência por brises, vidros prismáticos, prateleiras de luz, peles de vidro (grandes paredes de vidro, muito comuns em edifícios modernos), bay windows, janelas de mansarda e, ainda, a uma técnica chamada iluminação zenital, com grandes claraboias, teto solar e poços de luz.
Luz natural, vidro temperado, claraboiaO Brasil, assim como todos os países tropicais, é abundante no quesito iluminação natural. Por aqui, contamos com mais dias ensolarados do que em outros países da Europa ou mesmo nos EUA, portanto, cabe a nós pensarmos em projetos cada vez mais sustentáveis e que deixem a luz entrar em nossa casa.

Deixe seu comentário

Comentário

Deixe a luz entrar!
5 (100%) 1 votos

Compartilhe