Decoração: as dúvidas nossas de cada dia


Tenho um projeto lindo pra minha casa/apartamento novo, mas ainda assim tenho dúvidas na Decoração.

Me dá um help?

Quantas e quantas vezes, procuramos profissionais ou mesmo empresas, pra fazer um projeto legal, aquele projeto dos sonhos mesmo, mas falta uma consultoria pra tirar outras dúvidas que vão aparecendo conforme o projeto vai virando realidade.

É pra isso que o Vale Decorado existe, e hoje, vai tirar a dúvida de uma leitora, a Everlene Mota.

A Everlene apresentou um projeto para o seu apartamento novo, mas nos apresentou algumas dúvidas relacionadas à decoração dele. Vamos acompanhar de perto o que anda deixando a Everlene indecisa?

Acompanhe:

SOMENTE UMA PERSIANA NA SACADA, ONDE SALA E SALA DE JANTAR SÃO INTEGRADAS, FICA LEGAL?

Hoje temos inúmeros modelos e cores de cortinas especiais, ou persianas especiais, que ficam moderníssimas em ambientes conjugados. Precisamos apenas levar em consideração os seguintes fatores: é apenas para ficar bem esteticamente ou a persiana vai ter a função de bloquear luminosidade?

Respondidas essas questões, persianas romanas em tecido translúcido ficam divinas – se for somente por beleza – ou persiana rolô em tecido blackout, vai ajudar a proteger a entrada de luminosidade, ou ainda temos o tecido Screen, que é perfuradinho, mas ainda assim protege o interior do ambiente dos raios UVA/UVB e tem função anti-chamas, pois são compostas de fibra de vidro. Existem ainda as persianas celulares que ajudam na acústica do ambiente e na entrada de temperatura.

É preciso que se pense primeiro na utilidade e depois, se não for preciso ter alguma, a beleza e estética com o restante da decoração.

Segunda dúvida:

PENSO EM COLOCAR PAPEL DE PAREDE – TIPO TIJOLINHOS – NA CHURRASQUEIRA E PARA A ÁREA DE JANTAR. PODE?

Somos APAIXONADOS por papel de parede, mas sabemos que existem os poréns para eles também.

Para a área da churrasqueira, os papeis de parede não são aconselhados. Por ser papel, ele pode manchar facilmente com óleo (já que a churrasqueira vai ser usada), carvão e ainda pode acabar incomodando por descolar da parede, já que vai ficar numa área quente. Então, evite!

Mas se você quer deixar a churrasqueira linda, existem muitos revestimentos hoje em dia no mercado, que imitam tijolinhos, ou que são feitos de madeira mesmo e que ficam igualmente lindos como um papel de parede. Ladrilhos hidráulicos são outra alternativa, e ficam maravilhosos.

Já para a sala de janta, gostamos bastante da idéia do tijolinho, lembrando que, se a área  for muito grande aposte no papel como detalhe e não como parede inteira, por ter a possibilidade de enjoar fácil de mais. Mas se você não tem esse problema, liberado.

E UM PAPEL DE PAREDE PARA O QUARTO? NO BANHEIRO POSSO COLOCAR?

Papeis de parede são o xodó de decoradores e designers, e é preciso ter um certo cuidado na escolha deles. Caso você tenha uma preferência por decoração clean, mantenha essa linha. Se você for mais ousado, ouse em objetos que possam ser trocados facilmente caso enjoe da escolha ou se arrependa posteriormente. No caso do quarto, leve em consideração que é um ambiente para descanso e que ele será feito para você, e não para aquela amiga, ou tia, ou prima.

Ahhh, maaas… não, sério! Leve em consideração somente o seu gosto e de quem vai usufruir do belo quarto com você.

Podemos listar aqui vários, e vários, e vários papéis. Mas acreditamos ser um pouco ousado da nossa parte quando não se conhece e faz-se um estudo dos gostos do cliente.

Há quem goste de listras, outros florais, alguns outros arabescos, e ainda quem goste apenas de papeis que imitem paredes trabalhadas.

Você pode facilmente arriscar florais com listras, ou ainda formas geométricas com um papel liso mas colorido. É tudo questão do seu gosto. E você precisa cair de amores pela sua escolha.

Questão perigosa: papel de parede no banheiro? Evite. A possibilidade do papel descolar da parede ou ficar manchado por conta dos fungos, é imensa. Banheiro tem vapor, e vapor com papel não combinam.

Se for um lavabo, tudo bem. Desde que o papel não fique em paredes onde existam canos de água, e que se por algum problema precisem ser consertados, não arruínem com o seu papel de parede lindo e maravilhoso que foi escolhido a dedo. Pode não acontecer, mas pode também.

Quanto à cor e estampa, é bom lembrar que: Listras aumentam ou alargam o ambiente, cores claras ampliam e cores escuras diminuem. Lembram do vestido preto que toda mulher deve ter pra criar a ilusão de ótica? Essas jogadinhas funcionam também na decoração.

 

O importante, Everlene e leitores – e é o que sempre destacamos – é que o seu apê ou casa, precisa ser a sua identidade, ter o seu jeito.

Claro que ficamos lisonjeados quando recebemos elogios sobre a nossa decoração, ou como o nosso cantinho está lindo. Mas o mais importante é que você se sinta bem nele, e que você não troque ele por nada, pois em nenhum outro lugar você vá encontrar algo que se pareça tanto com você.

E no mais, desejamos uma ótima e feliz morada a você!

Obs: de bônus, mandamos algumas fotos de quadros escritos com frases, como você disse que gosta.

Abraços, e felicidades pra vida toda 🙂

 

Deixe seu comentário

Comentário

Decoração: as dúvidas nossas de cada dia
5 (100%) 1 votos

Compartilhe
newest oldest most voted
Notify of
GlobSecure Informática
Visitante

Ótimas dicas meus parabéns!

Everlene Mota
Visitante

Eu amei as dicas. Agrade’co de coração.
Descobri que a persiana da sala (sacada) eu quero realmente com efeito decorativo.
Quanto ao papel de parede no banheiro, eu gostaria somente nas laterais do espelho onde fica o lavado, E possível?
Outro detalhe que esqueci de mencionar, e que nossa churrasqueira e a gás, e entao posso usar papel tijolinho? heheh