Como utilizar o estilo rústico na decoração


Foto: Divulgação

O rústico é baseado no estilo de vida country americano e tem por característica o emprego de madeira em imóveis (sendo o pinho o mais utilizado) e as imperfeições são vistas como um ponto forte que reforça o estilo rústico.

Hoje em dia essa tendência está bem presente entre os lares brasileiros. Na realidade do país, o estilo remete muito mais a vida nas fazendas pelo interior. Assim, a quantidade de adeptos a essa decoração popular só cresce, e por isso separamos algumas dicas que podem ajudar no momento de escolher os artigos decorativos.

Primeiramente, é importante conhecer os materiais que podem se adequar a este estilo. Madeiras, cestos de palha, plantas, artesanato, móveis desgastados, pátina, tijolinhos aparentes, e objetos de ferro.

Não se engane, não é necessário encher a casa de móveis de madeira ao estilo mais campestre. Você pode procurar o meio termo entre o rústico e o moderno, dois estilos que nunca saem de moda.

Revestimento de Pedras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para trazer rusticidade invista em um revestimento de pedras tipo seixo ou canjiquinha. O mármore Travertino Romano Bruto é um dos mais procurados por sua elegância e simplicidade.

Um piso cinza queimado é mais uma alternativa que remete ao rústico, mas com uma pitada de modernidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Se Joga nos Tecidos

Para criar um clima de casa de campo é legal caprichar nos acessórios. Tecidos como linho, sarja sem lavagem, sisal e de fibra natural combinam bastante com o visual e podem ser usados em cortinas, almofadas e tapetes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Paletes Estão na Moda

Usar paletes para fazer mesas e sofás é uma dica sustentável e que está super em alta. Transformar caixotes de feira em prateleiras, banquinhos e outros objetos de decoração é a nova moda. deixe livre a criatividade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você pode também fazer customizações em casa, basta ter o material certo, por exemplo: lixa, tinta para madeira, verniz e criatividade. Os móveis de madeira nunca saem de moda, trazem sofisticação e conforto. Conserve bem os seus, personalize, customize, restaure e tenha sempre móveis novos.

Restauração Para Gastar Pouco

Caso sua intenção seja a restauração de objetos antigos, você sempre pode pegar aquele móvel usado e estilizá-lo. Ao lixar e pintar com os tons semelhantes a madeira, você já consegue dar uma nova cara para ele e ainda deixá-lo com o toque rústico que procura.

Abuse da criatividade, o estilo rústico permite muitas possibilidades e você não precisa se prender ao tradicional. Fique a vontade para dar um outro ar para o ambiente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É possível também fazer patina nos móveis para dar uma nova cara, é incrível como o mesmo objeto pode parecer novo e dar outra cara ao ambiente só com pequenas reformas. Adesivos e colagens dão um ar mais despojado e jovem.

Esse post foi uma colaboração do César Fernandes da Tibério Construtora de São Paulo.

Deixe seu comentário

Comentário

Como utilizar o estilo rústico na decoração
Avalie este post

Compartilhe