Como Usar Preto na Decoração


sala de apartamento decorada com tons de cinza e preto

A cor preta na decoração expõe elegância e originalidade. Embora não seja fácil de usar, especialmente em um apartamento, é possível inseri-la no cenário de maneira suave e harmoniosa.

Quando o imóvel é compacto, escolher o lugar certo para aplicar a tinta é imprescindível, especialmente quando o tom é escuro – já que se usado em excesso tende a fazer o local parecer menor. Para evitar essa percepção, priorize aquele cômodo que geralmente é o maior da casa: o living.

Confira algumas dicas de como usar preto na composição do living.

Destaque apenas uma cor

sofá com manta e quadro na parede em tons de cinza e preto
Foto: Pinterest

Quando o preto vai fazer parte do contexto, o primeiro passo é ter ciência que ele deve ser o único destaque, ou seja, não misture com outras cores escuras – isso vai pesar o ambiente e, consequentemente, transmitir sensação de desconforto.

Para equilibrar, mescle com cinza claro, bege ou mesmo branco.

Vá além da tinta convencional

piso do apartamento em preto
Foto: Pinterest
decoração com acessórios coloridos e uma parede preta rabiscável de giz
Foto: Pinterest

Existem várias formas de trabalhar com a cor preta que não se resume apenas a usar tinta convencional. Você pode caprichar em revestimentos cerâmicos que imprimem essa cor, como pastilhas e azulejos.

Ambas as opções chamam atenção por sua variedade: há diversos tipos de materiais e modelos que permitem a reprodução de qualquer estilo.

Além disso, a durabilidade é maior porque, em comparação com pinturas e texturas, são mais resistentes à sujeira e ainda ajudam a proteger a parede.

A tinta continua sendo o método mais comum na hora de promover esse tipo mudança, mas você pode usar a criatividade e repensar o jeito de fazer a aplicação.

Defina a parede que vai receber o preto e, em vez de colocar a tinta normal, utilize a com esmalte acrílico fosco e faça uma lousa funcional para escrever recados, anotações, fazer desenhos ou para servir de mural interativo, com mensagens das visitas, por exemplo.

A ideia cria um clima de descontração no living e dá um toque industrial à composição.

Ideias para quem não quer arriscar

sala com sofá preto e diversos quadros na parede
Foto: Pinterest
almofada preta com estampa de coração em cima de um banco listrado preto e branco
Foto: Pinterest

Porém, quem tem um pouco de medo de arriscar desse jeito ou não quer fazer uma mudança permanente pode tirar proveito de outras alternativas simples e eficazes. Uma delas é colocar cortina preta, que dá um tom “dramático” para a decoração.

Caprichar nos acessórios também faz toda a diferença. Sofá e poltrona podem ser escuros, mas neste caso, misture com almofadas coloridas – trazendo leveza ao ambiente. Mas se quiser remeter à sofisticação, considere o estilo minimalista, ou seja, mescle somente preto e branco que não tem como errar.

Mobiliário

baú preto retrô
Foto: Pinterest
jarro preto rústico
Foto: Pinterest
almofada preta moderna
Foto: Pinterest

Continuando a considerar paredes claras e objetos escuros, móveis de marcenaria com pintura de laca preta fosca ficam excelentes nesse contexto, especialmente se combiná-los com outros utensílios (tapete, almofadas, vasos, molduras etc), tanto pretos quanto coloridos.  

Viu como basta desenvolver um bom projeto decorativo para usar o preto como elemento de destaque no living? Aproveite as dicas, dê uma cara nova para seu apartamento e lembre-se: se não quer correr o risco de exagerar ou de não gostar, comece a transformação aos poucos e siga fazendo outras modificações até se habituar.

Esse post foi uma colaboração da Fernanda Dutra da Tibério Construtora de São Paulo.

Deixe seu comentário

Comentário

Como Usar Preto na Decoração
5 (100%) 1 votos

Compartilhe