Como fazer da área externa, um lugar pra relaxar e aproveitar com a família


A área externa residencial tem feito com que a família, antes sem tempo por causa de trabalho, estudo, e outros afazeres, novamente se junte para momentos de relaxamento e de mais união entre seus membros.

Transformar a área externa na casa, hoje em dia, num espaço reservado, pra que se possa aproveitar o dia com amigos e familiares e em contato com a natureza e áreas abertas para aquela conversa gostosa, tem feito com que muitos arquitetos e designers tenham dado uma atenção especial a esse quesito que antes, não tinha tanta importância assim.

Ao optar por um projeto para área externa, seja ele no jardim, na área da piscina, ou até mesmo num deck elevado, precisamos estudar e escolher materiais que apesar das mudanças climáticas, não sofrerão danos temporais.

É muito chato você gastar tempo e dinheiro escolhendo produtos e materiais lindos, mas que em pouco tempo poderão estragar, não é?

Além do mobiliário, é muito importante prestar atenção na composição de tecidos e materiais para almofadas, puffs, espreguiçadeiras e afins. Como esses itens normalmente tem espuma, é preciso que o revestimento seja impermeável, e que seja de fácil manutenção.

Reunimos então, nesse post, algumas dicas de como se sair bem ao construir ou reformar o cantinho de lazer da casa. Confira.

Área com piscina

Caso a sua casa tenha uma piscina no quintal, quando falamos de revestimentos, a melhor opção é optar por cores claras, ou ainda cimentícios atérmicos – aqueles que não retém o calor do sol – pois é muito comum que todos andem com os pés descalços. Se você escolher por um deck próximo à piscina, e ele for feito de madeira, lembre-se de usar madeira com verniz especial para a madeira não apodrecer por conta do contato com a água da piscina e até mesmo com a chuva, já que é comum acumular um pouco de água sobre ele.

Do lado da piscina, temos também as espreguiçadeiras, puffs e cadeiras…problema? De maneira alguma! Com a modernidade e tecnologia, hoje empresas especializadas em tecido para forração têm investido em materiais impermeáveis e igualmente confortáveis. É muito importante que esses móveis, se forem molhados não estraguem e não fiquem molhados no seu interior, evitando que apodreçam.

Importante também, que ao ficar em exposição do sol, o tecido não desbote e nem fique enfraquecido e posteriormente, se rasgue.

Área de Churrasqueira e Espaço Gourmet

Nada melhor do que aproveitar com a família e amigos, aquela hora de folga saboreando um delicioso churrasco com aquela comidinha caseira.

No hora de projetar móveis e colocar os eletrodomésticos, é preciso ficar bastante atento. Um erro bastante comum, é colocar a geladeira próxima à churrasqueira, o que acaba prejudicando bastante o aproveitamento do eletro.

É aconselhado que a área seja divida em 3  – área quente, onde terá a churrasqueira, fogão e forno; área molhada, onde ficará a pia e torneira, e a área gelada, onde teremos a geladeira e congelador, lembrando que a 1ª e a última deverão ficar o mais afastado possível uma da outra.

Deve -se que lembrar ainda que o intuito de uma área dessa, é a aproximação e o bate-papo, então é bom que o projeto inclua uma mesa grande ( de acordo com o número de pessoas que você costuma convidar) e que se tenha bancos e cadeiras confortáveis e suficientes.

É importante que esse local, tenha cobertura para casos de chuva, já que o ambiente terá móveis e eletrodomésticos, para que não danifiquem e você tenha prejuízo ao invés de ter um espaço pra relaxar. Caso você queira um ambiente aberto, lembre-se de ter uma proteção para que consiga fechar.

*Imagens retiradas da Internet

Com essas dicas, é possível construir um cantinho bem especial para o seu lazer e de sua família.

Deixe seu comentário

Comentário

Como fazer da área externa, um lugar pra relaxar e aproveitar com a família
Avalie este post

Compartilhe