Como decorar interiores no melhor estilo Art Deco


O período Art Deco foi muito popular na América e na Europa nas décadas de 1920 e 1930, um forte contraste com o Art Nouveau mais minimalista e inspirada na natureza que o precedeu.

Como o Art Nouveau, o Art Deco afetou todas as áreas das artes decorativas e foi considerado um período muito glamouroso, elegante, funcional e moderno.

Tornou-se rapidamente um estilo popular de decoração de interiores, além de influenciar a arquitetura, a moda e até mesmo o design de outros bens móveis, como veículos automotores.

Na decoração de interiores, assim como na arquitetura, o estilo Art Deco era uma grande declaração.

Padrões geométricos arrojados com ângulos duros e uma clara preferência por um design simétrico simbolizavam a onda de uma indústria que estava transformando o design.

Ao mesmo tempo, o uso generoso de ouro, aço e uma variedade de materiais caros falava à riqueza que tantas novas indústrias estavam criando.

O Art Deco sobreviveu através do rugido dos anos 20, a Depressão dos anos 30 e até mesmo o conflito global que engoliu os 40 anos antes de finalmente cair em desgraça nos anos 50, dando lugar, pelo menos na decoração de interiores , ao estilo moderno de meados do século.

Apesar disso, o Art Deco está passando por um ressurgimento. Peças de época e reproduções neste estilo icônico estão se tornando muito procuradas.

E mesmo que você não queira que sua casa inteira pareça decorada por The Great Gatsby, mas quer adicionar um pouco do estilo da velha escola ao seu espaço de vida, aqui está tudo que você precisa para viver no estilo Art Deco.

Características do Art Deco no Design de Interiores

Formas geométricas e angulares, materiais exóticos e decoração linear caracterizam o design Art Deco. O visual é forte e ousado, sem agitação ou romance em qualquer lugar à vista.

Materiais

Certos materiais surgem de novo e de novo no design de interiores Art Deco: aço inoxidável, espelhos, cromo, vidro, laca, madeira incrustada e até mesmo peles exóticas como tubarão e zebra.

Materiais caros, como ébano, mármore e madeiras raras, também eram usados ​​com frequência, fazendo com que algumas peças de Art Deco fossem acessíveis apenas aos ricos.

Temas comuns

Existem vários temas que ocorrem regularmente no design Art Deco. Eles incluem:

  • Folhas, ramos e penas
  • Nus
  • Trapézios
  • Animais estilizados
  • Vigas e ziguezagues
  • Molduras em forma de Sunbursts
  • Bordas irregulares e pontiagudas inspiradas em arranha-céus (como o prédio da Chrysler)

Como decorar no estilo Art Deco

Se você quiser incorporar alguns elementos do design Art Deco em sua casa, você está com sorte.

É muito fácil adicionar uma ou duas peças ou decorar uma casa inteira neste estilo. Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo no processo.

Cores
  • Cores em Art Deco são marcantes e ousadas com muitos contrastes. Brilhantes e profundos amarelos, vermelhos, verdes, azuis e rosas misturam-se bem com prata, preto e cromo.
  • Se você quiser algo mais suave tente cremes e beges, que também eram frequentemente utilizados em salas de estar, salas de jantar e quartos. Essas cores contrastam lindamente com a madeira polida e o mobiliário lacado comum ao período.
Mobília
  • Escolha formas fortes e simplificadas sem frescuras. Móveis feitos de madeiras exóticas como zebrawood, bem como peças cromadas e espelhadas, são ótimas opções.
  • Móveis Art Déco tendem a ser grandes em escala, por isso não tenha medo de comprar peças grandes. Aparadores, armários e cadeiras de tamanho generoso são todos típicos do período.
Tecidos
  • Não use flores bonitas ou mantas em uma sala de Art Deco. Os tecidos neste estilo são geralmente cores sólidas ou desenhos geométricos.
  • Para um toque adicional, tente adicionar destaques com almofadas em sólidos blocos contrastantes de cor. Uma palavra-chave para lembrar é “negrito”.
Pisos
  • Linóleo em desenhos abstratos ou azulejos preto e branco são típicos, como são pisos laqueados.
  • Parquet polido também é perfeito para o revestimento.
  • Tenha em mente que o piso no período Art Deco teria sido coberto com grandes tapetes em padrões geométricos, então sinta-se à vontade para fazer isso, se quiser.
Iluminação
  • As luzes eram muitas vezes feitas de vidro e cromo (que era um material novo na época). O vidro era às vezes gravado ou esmaltado. Vidro branco e vidro colorido estilo Tiffany também eram muito comuns.
  • Ainda é possível encontrar acessórios que são originais para o período, mas se você não puder, não se preocupe. Há muitas reproduções à venda no mercado.

O Art Deco é muitas vezes confundido com o estilo anterior da Art Nouveau, mas os dois estilos são completamente diferentes. O Art Nouveau usa formas geométricas, mas o Art Nouveau é muito mais mítico, orgânico, fluido e assimétrico do que o Art Deco. Cores e padrões são mais suaves com Art Nouveau.

Ao incorporar esses e outros elementos Art Deco  em sua decoração, você poderá obter a aparência modernizada e modernizada do período Art Deco.

E pra ajudar você a escolher  os itens que mais combinam e traduzem bem o estilo Art Deco, selecionamos alguns móveis e outras decorações no site Maria Pia Casa lindos de viver e que vão fazer sucesso no seu ambiente.

Fonte: The Spruce

Deixe seu comentário

Comentário

Como decorar interiores no melhor estilo Art Deco
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of