Com a volta às aulas, é natural que os pais comecem a pensar como incentivar o bom rendimento dos filhos não só na escola, mas dentro de casa também. Mas se tem uma dica infalível para estimular as crianças a cuidarem dos estudos, que é recomendada por muitos especialistas, é criar um cantinho apropriado e confortável para que possam ler e fazer os deveres de casa. 

Sim, um espaço para estudos é fundamental. E o melhor de tudo é que ele pode ser feito em qualquer lugar! Você pode criá-lo no próprio quarto da criança ou então destinar uma área do imóvel especialmente para isso. Independente do espaço disponível é possível desenvolver um ambiente criativo e funcional para os pequenos estudarem tanto em apartamentos compactos quanto grandes!

Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns pontos fundamentais para fazer um ótimo cantinho de estudos. Veja só!

Organização: nem precisamos dizer que esse aspecto é imprescindível, não é? Para organizar os estudos do seu pequeno, é importante ter uma escrivaninha ou bancada onde ele possa fazer as suas tarefas. O indicado é que ela tenha entre 65 e 75 cm de altura, para garantir o conforto da criança e, no mínimo, 60 cm de profundidade, para caber tudo o que ele precisa, como notebook, livros, etc.

Além disso, gavetas para guardar cadernos, folhas e outros materiais, como prateleiras e nichos, são indispensáveis para acomodar as leituras preferidas da criança e seus objetos decorativos.

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Conforto: independente se o cantinho de estudos for no quarto, na sala ou na cozinha, você precisa garantir que esse espaço seja o mais confortável possível, de modo que a criança encare a hora do dever de casa como uma experiência agradável. Portanto, invista em cadeiras confortáveis e elementos decorativos que deixem o lugar aconchegante!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Iluminação: aqui, o principal cuidado é evitar iluminação direta sobre o seu pequeno. O bom é posicionar a escrivaninha perto da janela, priorizando a entrada de luz natural. Luminárias de mesa também são uma boa pedida, pois podem ser direcionadas para onde a criança precisa, facilitando a leitura e sem cansar os olhos.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Concentração: crianças já são dispersas por natureza, portanto, precisamos ajudá-los a manter o foco. Para isso, deve-se evitar qualquer aparelho que emita sons e possa atrapalhar a atenção, principalmente a televisão e os aparelhos de música. É importante, também, estipular um horário para as tarefas e posicionar o cantinho de estudos em um local que não tenha muita circulação de pessoas. Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Decoração: é claro que esse ambiente deve ter a cara do seu filho, afinal, é ali que ele vai passar boa parte do seu ano letivo – portanto é importante que ele se sinta bem com isso. Portanto, invista em elementos que agradam a criança, desde personagens até atividades. Uma sugestão é investir em cores estimulantes: o laranja acelera o raciocínio, já o lilás e o amarelo ativam a intuição, por exemplo.

Outro ponto importante na decoração é evitar incluir acessórios e brinquedos em excesso. Isso pode acabar distraindo a criança. Outra sugestão legal é colocar um quadro branco ou então uma parede pintada de lousa, incentivando o seu

filho a aprender brincando!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Viu só como é fácil? Com essas dicas, você consegue montar um cantinho de estudos em seu apartamento que é ao mesmo tempo funcional e confortável – e que vai fazer o seu filho adorar a hora das tarefas!

Deixe seu comentário

comentários

Como criar um cantinho de estudos para as crianças
5 (100%) 2 votoss