A utilização do Bambu em construções sustentáveis


Uma planta tradicionalmente cultivada no sudeste da Ásia, e agora cultivada em toda a Índia e no Himalaia, no nordeste da Austrália e no sudoeste da América.

O bambu cresce em diversas zonas climáticas e pode se espalhar rapidamente, a menos que seja impedida ou deliberadamente cultivada. Tradicionalmente, na cultura chinesa tem sido considerada um símbolo de longevidade e dentro da Índia, um sinal de amizade.

O bambu está chegando ao Ocidente como um símbolo de boa sorte e pureza – vários brotos de bambu em um vaso de água são agora comuns nas casas da Europa.

É uma planta altamente útil, abrangendo cerca de 1000 espécies, e com uma grande variedade de usos, desde o projeto do jardim até a decoração de interiores e exposição ornamental, usada como alimento através de seus brotos, como papel pela civilização primitiva, até o uso como uma fonte de madeira para a indústria da construção.

Usado por algumas empresas americanas de construção, que o valorizam como o tipo mais forte de madeira, além de ser o mais durável, resiliente e duradouro.

Pode ser empregado em conjunto com o aço para criar juntas de encaixe e tendão, que conferem uma capacidade segura de fixação a uma estrutura de madeira feita inteiramente de madeiras de bambu. 

O bambu pode suportar climas quentes e úmidos – os climas tradicionais da Ásia, e os fornecedores se gabam de que as casas de bambu podem resistir a furacões se bem construídas.

A IBUKU

A IBUKU é pioneira em inovações no design e construção de bambu, utilizando esse abundante material em construções sustentáveis. Os designers da IBUKU destacam a beleza, a força e a versatilidade do bambu, criando designs refinados para casas feitas à mão e destinos globais dos mais variados.

bambu

FORÇA

O bambu é forte, com a força compressiva do concreto e a relação força-peso do aço.

RENOVAÇÃO

Com muito pouca atenção, uma brotação de bambu pode se tornar uma coluna estrutural dentro de três anos, e esse prédio pode permanecer forte por toda a vida.

SUSTENTABILIDADE

Com seu ciclo de crescimento de três anos e scaptação de carbono, é um recurso exclusivamente eficiente e responsável. Mesmo a madeira sustentável não pode começar a se comparar com o bambu como um material de construção consciencioso.

VIDA LONGA

Embora o bambu tenha sido tradicionalmente usado em toda a Ásia, os novos métodos de tratamento deram uma vida útil mais longa. O bambu da IBUKU, colhido seletivamente de fontes locais, é tratado ecologicamente e depois testado em laboratório para confirmar sua durabilidade e integridade.

A beleza das construções de bambu da IBUKU

A IBUKU já realizou diversas construções com seu bambu, e dentre elas, as mais lindas e inimagináveis.

São construções ainda que com material natural, modernas, cheias de formas e detalhes que nos fazem encher os olhos numa conexão sublime com a natureza.

Conheça a Sharma Springs, uma das muitas construções da IBUKU, e talvez a mais conhecida.

Residência Sharma Springs

Sharma Springs

A maior glória de todos os edifícios residenciais projetados pela IBUKU. 

Sharma Springs é a mais alta estrutura de bambu construída em Bali. O edifício principal tem seis níveis, quatro quartos, uma espaçosa sala de estar com uma excelente vista e uma entrada de túnel com 15 metros de comprimento.

A estrutura é suportada por uma torre central, que possui uma torre interna menor. A torre interna é o segredo de sua majestosa altura. O design foi inspirado nas pétalas da flor de lótus.

Cada quarto tem um tema diferente baseado nos desejos do cliente.

A propriedade também inclui: um prédio de entrada, uma casa de hóspedes, uma caverna de armazenamento, um pavilhão de yoga à beira do rio, um spa ao ar livre e uma churrasqueira à beira da piscina, todos cercados por belos jardins de permacultura.

Toda a propriedade foi projetada e construída pela IBUKU.

Sharma Springs foi projetado para a família Sharma como uma fuga de fantasia na selva. É uma construção de 6 níveis, 4 quartos, com 750 m2, e vista para o vale do rio Ayung, construído quase inteiramente de bambu.

A entrada para a casa é através de uma ponte de túnel dramático que leva você diretamente para os espaços ao ar livre de estar, jantar e cozinha no nível 4.

As escadarias circulam em torno da torre central até os níveis abaixo: sala de jogos para crianças, bem como quatro quartos e uma biblioteca que abrem para ar-condicionado com janelas de vidro giratórias de corpo inteiro.

O mirante do 6º andar tem vista para o pôr do sol sobre o vale do rio Ayung e Green Village.

 

É linda não é? Ficou com vontade de conhecer mais sobre o trabalho da IBUKU? Acesse o site deles e se apaixone como a gente!

Deixe seu comentário

Comentário

A utilização do Bambu em construções sustentáveis
5 (100%) 1 votos

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of