5 Dicas de Ouro para não errar na escolha do Estofado

como escolher o sofá certo para as suas necessidades

Imagem: Pinterest

Escolher um estofado nem sempre é tarefa fácil e todo o cuidado é pouco, já que esse é um móvel que fará parte de bons anos dos nossos famigerados descansos ao longo da vida.

As opções de estofado disponível no mercado é gigantesca e muitas vezes pode parecer que estofado é tudo igual. Porém, ele vai muito além de um modelo sofisticado e um tecido que combine com o estilo de decoração.

Antes do quesito beleza, é necessário pensar no conforto que ele vai nos proporcionar.

Para escolher a espuma do seu sofá é preciso que apontemos duas coisas: o peso de quem vai usá-lo no dia-a-dia e a necessidade de conforto ao utilizá-lo.

Como o sofá é um móvel de uso comum dos moradores da casa, é adotado um cálculo universal para que a espuma atenda todos os usuários.

O padrão é utilizar um assento com espumas D-33 (33 g/cm³), que pode sustentar pessoas de 71 a 100 Kg com até 1.80 mts de altura. Em casos de pessoas com mais de 100kg, a espuma deve ser a D-45.

Um sofá firme é mais resistente e confortável. Assim, a densidade ideal da espuma deve ser de 28 g/cm³ a 33 g/cm³.

É ideal que molas de aço ou percintas façam parte da composição. As percintas são umas tiras largas e elásticas, que sustentam a espuma através da fixação com presilhas de aço, e dão maior maleabilidade.

1. EXPERIMENTE ANTES DE COMPRAR

Um estofado normal tem uma profundidade de pelo menos 60cm, o que dá bastante espaço para se sentar caso você tenha pernas longas, permitindo também que você as cruze caso tenha uma estatura menor.

Mas as profundidades dos assentos variam, então experimente estilos diferentes para garantir que você tenha um bom suporte para as costas. Quando se trata de altura do assento, a maioria dos projetos tem entre 45 cm e 50 cm de altura.

Não há altura certa ou errada, então tente antes de comprar para ter certeza de que se adapte a toda a família. Finalmente, verifique a largura total, excluindo braços, se você gosta de se esticar.

Estofado Barcelos, da Majoi Design

2. INVESTIR EM DESIGN COM UMA ESTRUTURA DE QUALIDADE

Gaste tanto quanto você puder pagar em um design de qualidade – você vai perceber ao longo do tempo o bom investimento feito. Fique atento à garantia, já que alguns fabricantes são bastante confiantes sobre suas estruturas e oferecem uma garantia vitalícia.

Uma estrutura de madeira sólida é uma boa opção, e fique atento às opções em aglomerado ou metal. Pergunte sempre!

Estofado Maori, da Viratto Concept

3. VERIFIQUE AS ALMOFADAS

Lembre-se de que o que está dentro de um sofá é tão importante quanto o que é usado no exterior.

Almofadas cheias de penas têm alto nível de conforto, mas precisam ser rejuntadas regularmente, enquanto que os recheios de espuma ou fibra podem se achatar e perder sua forma ao longo do tempo.

Uma boa combinação seria a de almofadas das costas cheias de penas e almofadas de assento de espuma ou fibra.

Os assentos e braços podem também receber espumas chamadas de soft, que são mais macias. É por conta disso que o estofado pode ser recheado com um misto de espumas, para deixar firme e macio ao mesmo tempo.

O encosto dificilmente vai receber grandes cargas, então o ideal mesmo seria uma espuma D-23 até D-28, passando dessa densidade o encosto vai parecer ser feito de pedra ao invés de espumas.

Estofados Jardim

4. FOCO NO TECIDO

Quer você escolha cores, padrões ou cores neutras, a escolha do tecido para estofamento terá um grande impacto na sala, portanto, escolha com cuidado para se adequar ao estilo de decoração.
Os materiais naturais podem acabar perdendo um pouco da sua cor ou as fibras se quebrarem sob a luz solar forte, então escolha um tecido sintético se o sofá estiver perto de uma janela.
É importante também escolher um tecido onde a limpeza e manutenção seja fácil, até porque nessa vida corrida a gente precisa se preocupar em relaxar quando chega em casa.
Caso você tenha crianças pequenas ou bichinhos de estimação, vale à pena investir em mantas ou capas para revestir o sofá para o uso do dia a dia, e tirá-las nos finais de semana ou quando você vai fazer um jantar para familiares e amigos.
Estofado, da Mellie Móveis.

5. TENHA TODAS AS MEDIDAS DO ESPAÇO QUE O ESTOFADO VAI OCUPAR

Pegue a fita métrica e certifique-se das dimensões máximas do estofado que se ajustam ao seu espaço.

Além disso, verifique as dimensões de todas as portas e escadas que ele terá que passar na entrega. Se o acesso for limitado, talvez seja necessário optar por um estilo de costas baixas, um com pernas removíveis ou até mesmo um design modular que possa ser entregue em seções.

Afinal, não queremos estress depois de que tudo foi feito para escolher o melhor estofado.

Estofado, da In.Casa SP

Todos os estofados aqui postados foram encontrados através do Instagram e escolhidos a dedo (até porque somos exigentes, rsrs), e possuem em sua legenda, as respectivas lojas e que têm seus perfis logo no final desta matéria.

Esperamos que com estas dicas bem simples, você encontre um estofado que comporte suas necessidades e de sua família por alguns anos.

Majoi Design

Estofados Jardim

Viratto Concept

Mellie Móveis

In.Casa SP

 

Deixe seu comentário

Comentário

5 Dicas de Ouro para não errar na escolha do Estofado
Avalie este post

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of