15 plantas resistentes à poluição e ideais para criar sua Urban Jungle


Assim como os humanos, as plantas são suscetíveis à poluição, especialmente plantas nas cidades, áreas industriais ou áreas urbanas. Conheça 15 tipos de plantas que são resistentes à poluição e são ideais para criar uma Urban Jungle.

As plantas têm dificuldade em lidar com a poluição. Como as folhas precisam “respirar”, qualquer coisa que limite essa troca, como gases transportados pelo ar ou se os poros estiverem obstruídos por poeira e sujeira, limitará seu potencial .

Como as plantas dependem do dióxido de carbono do ar limpo para a fotossíntese e para prevenir doenças causadas por fungos, a maioria luta para se desenvolver em áreas poluídas.

No entanto, existem algumas espécies que suportarão a poluição e você pode com elas, criar a tão famosa e em alta Urban Jungle, na sua casa.

Por exemplo, a Platanus hispanica  é a árvore mais comum da cidade porque funciona tão bem em áreas altamente poluídas.

A pêra ornamental é uma árvore excepcionalmente boa para pequenos jardins urbanos, enquanto a Buxus sempervirens é a perene nativa britânica clássica que formou a espinha dorsal de esquemas de plantio formal por centenas de anos.

Quando se trata de plantas em nossos jardins, devemos sempre nos assegurar de que cuidamos delas, até mesmo em áreas poluídas.

As árvores frutíferas, em particular, podem lutar e os rendimentos podem ser tão baixos quanto a metade do que seriam no ar mais limpo.

Nunca molhe as folhas, porque se elas estiverem cobertas de sujeira, sais ou poluentes, elas irão penetrar nelas, portanto, sempre água da base.

De vez em quando, tire um tempo para limpar as folhas e limpá-las para remover a sujeira ou a sujeira. Um bom momento para fazer isso é quando está chovendo muito.

Você pode não limpar cada folha em todos os níveis, mas isso fará diferença. O tempo gasto nisso valerá muito a pena. Além disso, saiba que as plantas de vasos nas cidades, precisem de um pouco mais de alimento.

 

Aqui estão 15 plantas tolerantes à poluição para a sua Urban Jungle – e algumas dicas de como cuidar delas.

1. FICUS

fícus aceita ser cultivado tanto a pleno sol como à meia sombra e pede poucas regas. Se plantá-lo em vaso, escolha bem o local, porque ele não gosta de mudanças depois de adaptado.

2. ÁGAVE

A ágave pode ser cultivada à meia sombra, mas se desenvolve melhor a pleno sol. As regas devem ser regulares, porém sem exageros, e é recomendada a retirada dos brotos laterais em excesso.

3. CAMÉLIA

Produzindo flores ricas e coloridas com pétalas de babados e estames dourados no final do inverno até a primavera, que são compensadas por folhas verdes e brilhantes, a Camélia prova que plantas bonitas também podem tolerar a poluição.

Plante em sombra leve e em abrigo e em solo úmido, mas bem drenado, rico em húmus, sem limo (marga) ou em um recipiente, em composto ericáceo (sem cal).

4. IÚCA

Facilmente adaptável, a iúca vai bem em locais fechados e também resiste a sol pleno. As regas devem ser espaçadas, deixando o solo seco na maior parte do tempo.

Suas folhas costumam juntar muito pó e, por isso, devem ser limpas constantemente.

5. CACTOS

São ideais para áreas externas. Eles gostam de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Ou seja, não tenha dó de deixá-los no sol e regue a cada sete ou dez dias.

6. GINKGO BILOBA

Esta grande árvore decídua será grande demais para pequenos jardins urbanos, mas vale a pena mencionar, pois é muito tolerante à poluição. Tem folhas em forma de leque, que ficam amarelas no outono e em árvores femininas, produzem frutas amarelas com um cheiro bastante desagradáveis!

7. BUXINHO

O apelido deste arbusto é escrito com a letra “x” pois é uma abreviação de seu nome científico, Buxus sempervirens, embora algumas pessoas também chamem essa planta de Buxo, Bucho e Buchinho. Originário da China, esse arbusto é muito cultivado graças a sua flexibilidade quanto ao seu formato, podendo ser podado de uma infinidade de formas diferentes.

Essa planta é bem flexível, podendo ser criada tanto em vasos dentro de casa – o que é bastante feito por pessoas que fazem dela bonsais, quanto fora de casa, compondo cercas vivas. É importante lembrar que em locais onde incidem mais sol existe uma tendência maior de nascer folhas, se o buxinho ficar em local que não pega sol em sua base, é possível que ela fique mais “pelada” que o resto da planta.

8. HERA

hera se dá muito bem a pleno sol ou à meia sombra e aguenta os climas mais variados. Ela pode ser usada como forração, trepadeira ou pendente.

9. DASILÍRIO ou RABO DE DRAGÃO

dasilírio gosta de sol intenso e de pouca rega. Mas é preciso tomar cuidado: sua haste serrilhada pode machucar. É recomendável plantar essa espécie em locais de pouca circulação.

10. MOREIA

moreia resiste ao frio e ao calor, mas prefere ser cultivada em clima moderado. Já as regas devem ser periódicas. Apresenta floração branca, com detalhes amarelos, e forma tufos densos. Por isso, as mudas devem ser plantadas com certa distância.

11. SAMAMBAIA

Geralmente, as samambaias gostam de meia sombra e umidade no ar razão pela qual são criadas dentro das residências, em ambientes mais sombreados, ou penduradas em árvores.

No entanto, existem também samambaias bastante rústicas que vivem no solo, na areia, a pleno sol, em situações bastante agrestes.

12. ESPADA DE SÃO JORGE

Capaz de embelezar qualquer ambiente, seja ele interno ou externo, a espada-de-são-Jorge é a opção ideal para adicionar cor e charme a qualquer canto do seu lar.

Infelizmente, esta planta possui alta toxicidade para animais de estimação caso seja consumida pelos pets. Dentre a sintomatologia apresentada por animais que foram intoxicados, é possível observar dificuldade nos movimentos, na respiração e salivação excessiva.

O ideal é que quem possua animais de estimação opte por outros tipos de espécies para se ter em casa. Outra opção é posicionar seu vaso em locais protegidos, onde os animais não tenham acesso.

13. ZAMIOCULCA

zamioculca é ideal para lugares bastante sombreados, onde outra planta dificilmente sobreviveria. Ela pode ser um excelente curinga para corredores mal iluminados ou bosques fechados, e pode ser utilizada isolada, ou em maciços.

É ideal para jardineiros descuidados, que esquecem de regar ou tem pouco tempo para se dedicar às plantas. Envasadas, elas vão bem em interiores em geral, como quartos, salas de estar, escritórios, halls de entrada, lojas, shopping centers, etc.

Sua manutenção é baixíssima, pois é resistente e apresenta crescimento lento. Consiste na rega a intervalos espaçados, remoção de folhas amarelas e mortas e reenvase a cada 2 ou 3 anos. Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.

14. BAMBUZINHO DE JARDIM

Essa planta se destaca pela sua cor e textura incríveis, acrescenta muito mais vida ao jardim. A sua folhagem é fina e a sua cor de um tom amarelo-limão que fica bem interessante em renques e muros.

Num bom jardim japonês não pode faltar um exemplar de Bambuzinho-de-Jardim para quebrar um bom aquele visual mais austero.

A sua multiplicação é feita por meio de divisão da touceira. O seu cultivo deve ser feito a sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil e enriquecido com composto orgânico com regas periódicas. As podas devem ser feitas com regularidade, pois estimulam o adensamento da planta e também ajudam a controlar o seu crescimento. Uma planta que é bem tolerante ao frio.

15. RIPSÁLIS

A Ripsális é uma espécie de cacto que dá flores e não propriamente uma planta com pétalas como as outras mais tradicionais. É epífita de filocládios pequenos, muito ramificado.  Atinge cerca de 40cm e forma densa touceira.

A pequena plantinha dá flores pequenas brancas e delicadas que surgem no final do inverno por suportarem baixas temperaturas. Pode ser cultivada em áreas cobertas bem iluminadas, com ou sem sol direto.O que nos dá a chance de levá-lo para dentro de casa, junto a uma janela com boa iluminação natural.

Fontes:

Revista Casa e Jardim

Sítio da Mata

Cultura Mix

Imagens:

Pinterest

Deixe seu comentário

Comentário

15 plantas resistentes à poluição e ideais para criar sua Urban Jungle
5 (100%) 1 votos

Compartilhe

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of